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Seis dicas mobile para as vendas de natal e férias

Aplicativos mobile, beacons e deep links (links para páginas internas) são algumas ferramentas disponíveis para o varejista que podem ajudar a turbinar as vendas no final do ano. As vendas de natal, final de ano e férias é um momento crucial para o varejo. É justamente nesse período que os lojistas podem alavancar ou destruir suas vendas. Portanto uma boa ideia é investir em estratégias de marketing. Isso significa traçar um planejamento sólido antes que as portas da Black Friday se abram. Traçar esse planejamento de vendas mobile será fundamental para fechar o ano de forma positiva. Aqui estão seis dicas para fazer mais vendas durante essa época:

1. Aumentar beacons. Aumentar a equipe e preparar o layout da loja para o consumidor dessa época são bons caminhos para engajar clientes. Se o varejista possui um aplicativo mobile, implementar beacons na loja pode ajudar no engajamento. Beacons são dispositivos relativamente baratos (custam entre $5 e $30) que podem ser usados para enviar push notifications para smartphones que possuem Bluetooth. Para os varejistas que possuem loja física basta instalar na loja que os consumidores que estiverem usando o aplicativo do varejista recebem automaticamente mensagens e ofertas quando próximos dos beacons.

2. Use mensagens relacionadas à família e amigos. As férias e o natal são uma época em que amigos e familiares celebram juntos e mostram o quanto eles se importam com seus próximos. Refletir sobre esse sentimento nos anúncios ajuda a reforçá-lo durante a experiência de compra do cliente. E usar esse tipo de mensagem além de incentivar a compra do cliente também personaliza a marca e cativa o consumidor.

3. Aumente o tíquete-médio do usuário. É tempo de começar a mostrar seu aplicativo para o consumidor, não deixe para mais tarde quando as compras de natal já estiverem acontecendo. Há uma infinidade de possibilidades para incentivar o cliente a baixar o app e promover a sua loja. Veja algumas:

– Oferecer promoções especiais para quem baixar o app: Envie um anúncio por e-mail divulgando que quem instalar o aplicativo da sua loja receberá um cupom com 5% de desconto. Escolha uma data específica como a Black Friday ou Natal. De qualquer forma, isso ajudará a promover o aplicativo entre seus clientes durante esse período.

– Use todos os canais de marketing disponíveis para fazer seu negócio tornar-se top of mind. Enviar e-mails relâmpago, fazer anúncios na loja e aumentar as propagandas no online também são boas estratégias nessa época. Implemente um programa de fidelidade para clientes. Essa é uma boa dica para aumentar o tíquete-médio em qualquer época, não apenas durante o final do ano.

4. Use o “Deep link” nos produtos. Não é novidade que os clientes gostam de recompensas imediatas. Agora, mais do que nunca, na era mobile, os consumidores estão menos propensos à gastar tempo para rastrear os produtos que eles viram em um anúncio. Isto é ainda mais verdadeiro quando eles estão no mobile, geralmente quando estão ocupados em alguma outra atividade. Os chamados “deep links” (links para páginas internas) levam o consumidor quando ele clica em um anúncio online ou em uma promoção que recebeu por e-mail direto para a página do produto no aplicativo (se ele tiver o app), ao contrário do que aconteceria em uma página do site móvel. Assim ele pode comprar o produto no próprio app, o que confere uma melhor experiência de compra para o seu cliente.

5. Use os anúncios programados para economizar tempo. Durante a correria das vendas de Natal e final do ano, os varejistas estão bem ocupados. Há uma série de campanhas para gerenciar e uma porção de promoções especiais e ações de marketing que precisam de suporte – gerenciar anúncios de forma manual não é uma boa forma de otimizar o seu tempo. Existe uma outra opção: programar os anúncios. O chamado Programmatic ad buying é uma forma de publicidade digital automatizada realizada via software.

Isso elimina a necessidade de solicitações nas negociações e inserções manuais de pedidos, economizando tempo e recursos. Existem algumas formas diferentes de alavancar o processo dos anúncios programados, mas a mais útil delas durante essa época é o RTB (real time bidding), solução de compra de mídia em tempo real baseada em uso de dados de navegação. Essa tecnologia facilita as mudanças de anúncio, que agiliza o tempo do processo de compra. Varejistas podem usar a tecnologia para acelerar a decisão sobre a impressão dos anúncios que eles querem comprar e o preço que eles querem negociar.

6. Use a criatividade baseada na região e localidade. Os anúncios são mais eficientes quando eles falam de forma individual. Para ter um poder de persuasão realmente eficaz, o contexto no qual o público-alvo está vendo o anúncio deve ser levado em conta e sua localização geográfica é um importante elementos disso.

O ideal é que o varejista não faça anúncios para os consumidores de Dallas da mesma forma que faria em Boston, por exemplo. Considere incluir imagens e textos associados ao local onde o cliente vive. Por exemplo, se você está prospectando clientes em Nova York, mostrar imagens da árvore de Natal na Time Square durante a promoção vai fazer sentido para o cliente e vai atingi-lo de forma mais direta. A demografia e a cultura de regiões diferentes também deve influenciar as mensagens e o design.

Seguir esses seis exemplos vai ajudá-lo a maximizar a eficiente e efetividade do seu trabalho de marketing para as vendas de natal e final do ano, época fundamental para os varejistas.

Artigo traduzido com autorização do autor. Publicado originalmente emhttp://www.internetretailer.com/commentary/2014/10/14/six-mobile-tips-holidays