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Quer entrar no e-commerce? Aposte em nichos e garanta clientela fiel

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Muita gente quer entrar para o mercado online, mas não sabe direito como investir. Diante de uma série de dúvidas e possibilidades infinitas, uma boa alternativa é apostar em nichos específicos.

Ter um foco específico pode se tornar uma alternativa muito rentável. Afinal, a partir do momento em que você investe apenas em um determinado tipo de produto, fica mais fácil conhecer seu público, atender suas necessidades e assim, fidelizar os clientes. Quanto mais conhecimento sobre o seu mercado você tiver, maiores são as chances de obter lucro.

Outra vantagem é a diferenciação dentro da web. Ao escolher trabalhar um nicho específico o lojista precisa focar em atender todas as necessidades de seu cliente dentro daquele segmento.

Por exemplo, quem opta por oferecer apenas vinhos online, deve se esforçar para ter em sua loja uma carta de vinhos capaz de atender os mais variados gostos e bolsos. Assim, é muito mais fácil se tornar referência dentro da sua área, o que pode chamar a atenção e fidelizar – clientes que preferem ser atendidos por uma loja especializada.

Além disso, quando você atua em um segmento específico, fica muito mais fácil posicionar sua marca. As ações de marketing são mais facilmente direcionadas e a comunicação com o cliente é facilitada. O resultado? É possível que você tenha um custo reduzido com marketing e uma assertividade muito maior.

Afinal, quando você sabe qual é o seu público e o que ele espera, fica mais fácil escolher os canais que atingem seu público alvo e quais mensagens devem ser transmitidas.

A logística também traz vantagens, já que você precisa se preocupar em enviar, embalar e transportar apenas um tipo de produto. O custo com embalagens é otimizado e a negociação com transportadoras – quando necessário – é simplificada.

O que dizer do estoque. Pense bem, você trabalha com um único nicho de produtos e provavelmente vai lidar com fornecedores que disputam mercado entre si. Aproveite para garantir boas negociações. E não se esqueça, nicho não significa poucas opções.

Procure oferecer um leque completo dentro do segmento que optou por atender. Isso demanda variedade de fornecedores, mas em longo prazo garante grande conhecimento do universo focado.

Além disso, dentro de um nicho a concorrência é menor e é mais fácil conhecer seu público. Desse modo, com as estratégias corretas, fica muito mais fácil ter um público fiel. E não existe propaganda mais efetiva do que um cliente satisfeito.

Por essas e outras razões, o e-commerce de nicho tem ganhado espaço no mercado e com certeza é se mostrado uma boa aposta pra quem pretende ingressar no mercado virtual. Avalie as possibilidades, escolha seu foco e boa sorte!