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Quanto custa à sua loja virtual cada novo cliente conquistado?

Conquistar novos clientes não é tarefa fácil e pode ser mais custosa do que você imagina. Você já avaliou quanto custa cada novo cliente para sua loja virtual?

Muitas vezes, pode sair mais barato investir em ações para manter um cliente antigo que apostar em estratégias para angariar novo público.

A conta é simples, mas requer organização. Para fazer o cálculo de custo de aquisição é preciso ter três números: total de verba gasta com marketing no período, total gasto com a área comercial e número de novos clientes no período.

Portanto, antes de partirmos para o cálculo de aquisição de cliente, vamos explicar como encontrar esses valores que serão necessários para fazer as contas:

Como calcular a verba da área comercial?

Aqui você deve considerar todos os custos operacionais que englobam as ações para conquistar novos leads. Por exemplo, salário e comissões de prospectores de novos clientes, call center, atendimento ao cliente, SEO, redes sociais e qualquer outra despesa que esteja relacionada a informações e esclarecimentos ao cliente.

Como calcular os custos de marketing?

Só lembrando mais uma vez, tenha tudo documentado: gastos com e-mail marketing, links patrocinados, campanhas publicitárias, folders, banners, promoções e concursos, propagandas e parcerias. Todo dinheiro gasto com ações para divulgar sua loja ou produto devem estar nessa conta.

Como encontrar o número de clientes?

O primeiro passo, como já dito, é ter o controle de todos novos clientes que entraram em sua base no mês. Não considere somente aqueles que efetivaram uma compra de produto ou serviço. Nessa conta, entram também todas possíveis conversões futuras, como um novo cadastro de newsletter, clientes que abandonaram carrinho, e qualquer outra ação que tenha trazido novos leads.

Como fazer o cálculo do custo de aquisição de novo cliente?

Para descobrir quanto custa cada novo cliente para sua empresa, some os custos de marketing com os da área comercial e divida pela quantidade de novos clientes conquistados no período. Suponhamos que você conquistou 200 novos clientes no último mês e que a soma das despesas tenha totalizado seis mil reais. Nesse caso, cada cliente lhe custou 30 reais.

A conta fica assim:

6.000 (custos de marketing + custos da área comercial)
÷ 
200 (novos clientes)
=
30 (custo em reais de cada cliente)

Com esse número em mãos, é importante definir novas metas e estratégias. Por exemplo, no caso acima, cada cliente novo custa 30 reais para a empresa. Se o tíquete-médio desses clientes é de 20 reais, significa que você está perdendo dinheiro.

A solução é encontrar maneiras mais baratas e eficazes de trazer clientes para a sua loja. Por outro lado, se o tíquete-médio da loja for de 100 reais e a margem de lucro for de 40 reais, significa que vale a pena seguir investindo na estratégia, pois o retorno é interessante.

Simples, né? Então inclua essa tarefa na sua lista de atividades e invista sua verba de marketing e seus esforços comerciais com mais eficiência.