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Propostas de trabalho originais são aposta do e-commerce, inove também

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

O e-commerce brasileiro vem ganhando mais adeptos a cada dia, enquanto cada vez mais usuários adquirem confiança em comprar pela internet. Depois que as vendas online se tornaram mais comuns, diversas empresas resolveram expandir seus negócios para a web, contribuindo para que o e-commerce se tornasse hoje uma parte importante das vendas a varejo no país.

O cenário é, obviamente, positivo. Porém, ao contrário do que se possa pensar, os lojistas virtuais precisam, a cada dia mais, trabalhar para manterem seus negócios “vivos” em meio à grande concorrência do meio digital. Já que “todos” resolveram apostar no e-commerce, não basta criar um site e começar a vender.

É preciso ser criativo e cativar clientes oferecendo uma experiência de compra como ele nunca viu antes – e, acredite, isso pode ser mais fácil do que parece. Em primeiro lugar, é necessário pensar no público que se deseja alcançar, avaliando suas reais necessidades, interesses e prioridades.

Um e-commerce que pensa em seu cliente em primeiro lugar tem mais chances de dar certo do que aquele que concentra todas as suas energias no lucro das vendas.

O mais importante, nesse momento, é estar preparado para conquistar e cativar o seu consumidor, demonstrando respeito e consideração pelo fato de ele ser muito mais do que apenas mais um visitante, mas uma pessoa de verdade, assim como você. Cada negócio possui suas particularidades e cada lojista deve saber reconhecer esses pontos para elaborar as estratégias mais adequadas em cada caso.

Pensando dessa maneira, muitas empresas resolveram oferecer serviços novos, inovadores e criativos em ambientes pouco explorados, onde a concorrência é consideravelmente menor e as possibilidades de sucesso, por sua vez, aumentam – o que não quer dizer que o trabalho não precise ser bem feito, ok?

A empresa Relevo, especializada em guardanapos especiais, personalizados para diversas ocasiões, é um bom exemplo de negócio inovador na web. Ao apostar em um segmento pouco explorado, utilizando-se de técnicas de personalização e customização, que respeitam e atendem aos gostos e necessidades de diferentes tipos de consumidores, a loja consegue manter seu espaço no mercado, trabalhando com qualidade e profissionalismo.

Para você, que deseja seguir o mesmo caminho, a dica é simples: estude seu negócio. Pense em estratégias que funcionarão especificamente para ele, promovendo soluções inovadoras e mostrando aos seus clientes que, em relação ao seu segmento, não existe loja melhor que a sua.

A hora é agora. Não perca seu espaço! Bom trabalho!