Logo E-Commerce Brasil

Pilares Básicos da Credibilidade na Internet

Por: Bernardo Carneiro

Formado em Administração com Ênfase em Finanças e Mestre em Estratégia pelo IBMEC, também é graduado pela Harvard Business School (OPM 49). Possui mais de 15 anos de experiência em e-commerce, participou da fundação da Braspag, Netcredit, MoIP e Site Blindado. Atualmente é sócio diretor na Stone Pagamentos.

A segurança das informações é um fator indispensável para empresas e pessoas e a transparência é um fator decisivo no e-commerce. E por isso, Credibilidade e Segurança muitas vezes vem antes da comodidade, descontos, frete grátis e outros impulsos para a compra online.

No e-commerce, a insegurança é o principal motivo para não se comprar na Internet. Sendo a comodidade o maior motivo para uma pessoa comprar on-line.

À partir desses dados, a Site Blindado S/A realizou uma pesquisa e descobriu que 64% das pessoas que abandonam uma compra na Internet foi por ausência de segurança na loja virtual.

Diante disso, é preciso expor fatores de credibilidade e de segurança ao longo do fluxo de compra de um cliente na sua loja virtual. A tão falada percepção de segurança para visitantes e clientes é essencial para que sua loja virtual tenha sucesso.

Abaixo alguns requisitos mínimos para que sua loja construa credibilidade na web:

Dados Cadastrais da Loja Virtual
As informações cadastrais da loja virtual precisam estar disponíveis e facilmente acessíveis em todas as páginas do site. A Lei do E-commerce já instituiu como obrigatória a divulgação do CNPJ, Endereço e Telefone da empresa. O cumprimento dessa norma é um excelente passo para demonstrar que a sua loja virtual existe de verdade.

Certificado de Digital – SSL e criptografia de dados
O famoso cadeado é indispensável para manter o sigilo das informações dos clientes e proteger dados confidenciais (senha, pagamento e cadastro). As páginas que disponibilizam login, formulários de contato, consulta a pedidos e conta, além das páginas de pagamento deverão ter o certificado digital (SSL) instalado. Isso poderá ser facilmente percebido pelo e-consumidor, pois o endereço da página começará com HTTPS. Fato que impedirá que pessoas mal intencionadas interceptem seus dados e consigam usá-los para realizar fraudes na internet.

Política de Privacidade e Segurança
A privacidade dos seus dados e informações coletadas durante a navegação nas lojas virtuais é muito importante. E é cada vez maior a preocupação dos consumidores online com o tema. Portanto, deixe clara a sua política com relação aos dados captados e demonstre as políticas de segurança que seu site adota.

Política de Troca e Devolução
A transparência nas relações de consumo é cada vez mais valorizada pelos consumidores. Uma política clara de trocas e devoluções muitas vezes te ajuda, não só a aumentar a credibilidade da sua loja, mas também a vender mais.

Blindagem de Sites
Este recurso tem como objetivo detectar diariamente possíveis brechas de segurança, evitar possíveis fraudes técnica e scripts maliciosos na sua loja virtual; além de protegê-la contra ataques, ações de pessoas mal intencionadas, infecção por malware (vírus) e clonagem de números de cartões de crédito.

Construa a credibilidade da sua loja virtual!

Boas Vendas!!!