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Os 3 maiores erros para evitar nas vendas de natal

Enquanto a maioria dos consumidores celebra as férias de fim de ano, para os varejistas, essa época tem um significado bastante diferente – o relógio está correndo para o último minuto de preparações para a temporada de férias que está chegando. “Tenha consciência de que nem todo mundo está comprando para outra pessoa e que nem todos os consumidores mobile estão propensos a gastar dentro de seus padrões”, aconselha um executivo da IBM. E sejamos sinceros, se você é um varejista que ainda não começou a planejar as férias – você está em apuros. Mas ainda não é tarde para traçar sua estratégia. Compartilho três erros que eu observei durante as férias de 2013 – preste atenção e certifique-se que você não será vítima de uma dessas armadilhas:

1. Segmentação errada: auto-compra versus presente 

Em 2013 durante as semanas do Thanksgiving, 56% dos consumidores de fato compraram para si mesmos, ao invés de comprarem para outras pessoas. Pode parecer incoerente, mas na verdade este é um indicativo importante no planejamento promocional. Isso requer uma mudança na maneira com que varejistas vendem para o consumidor – ao invés de focar nos presentes que eles compram para outros, os números nos dizem que os varejistas precisam pensar sobre promoções de “auto-presentes”.

Por exemplo, antes e durante o Thanksgiving, varejistas de moda poderiam priorizar promoções relevantes e oportunas contra as estratégias demográficas, com descontos de roupas populares de inverno e acessórios e mensagens como “Roupas da temporada”. Depois mudar a tática rapidamente em outras datas importantes para promover também ofertas como “compre dois e ganhe um” e outras promoções-prontas que aproveitam a nova mentalidade do consumidor enquanto ele vê a lista de presentes.

2. Subutilizar campanhas de e-mail

Sim, e-mail ainda importa. Eu recomendo testar novas táticas de marketing cross-channel, mas priorizar as campanhas de e-mail do tipo “teste” para liderar as promoções. De acordo com estimativas da IBM’s Digital Analytics Benchmark Holiday varejistas podem obter 10% mais cliques – contra uma taxa média de mercado de 3.4% para emails – quando oferecem promoções mais assertivas e personalizadas enviadas no Thanksgiving e Cyber Monday. Além disso, estimamos em 35% todos os cliques vão acontecer nos dispositivos móveis, que nos leva à terceira dica:

3. Não investir o suficiente em mobile

O mobile é omnipresente. Ano passado, 35.8% de todo o tráfego online entre os meses de Novembro e Dezembro veio do mobile, e para 2014 a expectativa era de mais que o dobro de todo o tráfego vindo de dispositivos móveis apenas no dia do Thanksgiving. De forma parecida, o mobile contabiliza 17.8% de todas as vendas online de 2013 e a projeção era de aumento para 24.4% nos cinco dias entre o Thanksgiving e a Cyber Monday.

Assim, pense estrategicamente sobre o que significa mais que um quarto de suas próximas vendas online virão de dispositivos móveis – como está o engajamento do seu consumidor com os dispositivos móveis de escolha? Você está preparando o design para os dedos? Você está projetando para smartphones e tablets como as duas únicas experiências versus apenas “designing para mobile”?

A partir desse primeiro passo, enquanto smartphones geram mais tráfego, os tablets geram mais vendas. Isso faz sentido porque os consumidores navegam casualmente via seus celulares e depois mudam para o tablet para completar a compra. Como você está otimizando a experiência nos dois canais? Esses usuários têm uma experiência consistente e sem ruídos do começo ao fim?

Uma observação que me interessou particularmente no último Thanksgiving é a noção que os usuários iOS gastam mais que os usuários de Android, $121.61 dólares contra $106.44 dólares respectivamente e, como uma porcentagem do total de vendas online, o iOS foi quatro e meio vezes mais alta que o Android, liderando 21% versus 4.6% no Android.

Faça de 2014 sua melhor temporada de venda de férias

Resta pouco tempo até a temporada de férias. Espero que você priorize essas três lições. Convido você a deixar seu comentário aqui embaixo.

Texto traduzido com autorização do autor. Publicado originalmente em: http://www.internetretailer.com/commentary/2014/11/11/three-common-e-commerce-mistakes-avoid-during-holidays