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Os 10 principais erros de um e-commerce

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Se você está planejando montar um e-commerce, ou possui um, precisa estar atento aos erros mais comuns cometidos por lojistas e empresários neste setor. Sempre há uma lição para ser aprendida ou uma oportunidade de melhoria. Pra que errar se é possível aprender com as falhas que já foram cometidas, não é mesmo?

Por isso, separei as 10 falhas mais comuns que tenho visto nesses 10 anos de atuação no mercado virtual. Veja o que você pode fazer para escapar delas!

Plataforma: A falta de planejamento detalhado e a pressa em “colocar o negócio para rodar” faz com que muitos donos de lojas virtuais se preocupem mais em poupar tempo do que em pesquisar e garantir a escolha de uma plataforma de e-commerce que realmente atenda às necessidades do seu negócio. Esteja atento às demandas de layout, possibilidade de atualizações, integração com outras ferramentas, facilidade de gestão e, principalmente, comprometimento da equipe de desenvolvedores para deixar sua loja virtual otimizada e funcional.

Informações sobre o produto: Fotos sem qualidade do produto, tiradas de apenas um ângulo, descrições simplórias e sem detalhes sobre o produto, falta de comparação de medidas em roupas, vídeos que mostrem o funcionamento de um utensílio doméstico… É preciso ser empático e criativo nesse momento. Se você fosse o cliente e estivesse na loja, o que gostaria de ver para sentir-se seguro quanto a compra? Nessa parte “menos”, nunca “é mais”.

Entrega: Serviços de entrega caros e demorados destroem o desejo de compra dos clientes. Há casos em que o frete pode sair pela metade do preço de uma compra ou até mais caro do que a soma dos produtos escolhidos. Certamente, isso é desanimador para o seu cliente. Cheque opções de contrato com os correios, planeje subsídios, faça o que for preciso para agradar o consumidor nesse momento decisivo para o fechamento do carrinho.

Pagamento: Com tantas opções de pagamentos disponíveis, sua loja não pode, de maneira alguma, contar apenas com pagamento em cartão de crédito de uma bandeira, por exemplo. Há opções de bancos que debitam na hora, boleto bancário, compras divididas em 2 cartões de crédito diferentes e sites que operam crédito online para compras. Forneça mais opções de pagamento para garantir sua venda.

Processos longos de fechamento: Ter que abrir muitas páginas para conseguir finalizar uma compra faz com que seu cliente se canse e desista. Lembre-se, grande parte das compras online são realizadas por impulso! Exigir a confirmação de longos cadastros que superam a necessidade de dados para entrega também pode deixá-lo desconfiado e fazê-lo abandonar o carrinho. Simplifique sua página e não tente forçar um cadastro para newsletter com a compra.

Propagandas: E-commerces poluídos com pop-us ou barras laterais, superiores e inferiores recheados de propagandas irritam o consumidor. Da mesma maneira que você deve se preocupar em construir uma plataforma clara e organizada, os anúncios devem manter-se na linha estética do site.

Canais de contato: Toda loja virtual precisa fornecer telefones e e-mails de contato para que seus clientes possam tirar dúvidas durante as operações de compra ou sobre os produtos ofertados. Outra alteranativa interessante são os chats disponíveis para atendimento online. Mas lembre-se, criou o canal, seja ele e-mail, chat ou telefone – esteja disponível e atenda prontamente durante o horário de funcionamento que deve ser informado claramente em seu site!

Cuidado com a reputação: Na internet, um atendimento mal-feito ou insatisfação do cliente pode gerar queixas em redes sociais e sites especializados (como o ReclameAqui) que mancham a reputação da loja. Além disso, pessoas que mantém hábito de pesquisar referências sobre uma loja desconhecida, facilmente desistirão de comprar na sua loja ao ver que as entregas chegam atrasadas ou o produto enviado está errado e a loja não se preocupa em realizar a troca.

Busca por palavra-chave: Seguindo a ideia de que é necessário simplificar ao máximo a experiência do consumidor na sua loja, é essencial designar palavras-chave aos produtos disponíveis. Dessa forma, o cliente consegue ser prontamente atendido caso entre em sua loja buscando por um produto específico. Quanto mais ágil for o processo de compra, melhor será a experiência de seu cliente. Pense nisso, encurte caminhos.

Filtros eficientes: Seu cliente já sabe o que quer comprar, entra na sua loja, mas não consegue encontrar o produto pela busca? Acontece, e muito! Para que a busca funcione, seu filtro de busca precisa ser eficiente, considerar erros de grafia no momento da pesquisa ou buscar as palavras pelo som emitido ao invés das palavras propriamente escritas. E mais, se o filtro for bom, mas os produtos não estiverem cadastrados corretamente, a busca também não funcionará à contento. Fique esperto, ajude seu cliente a encontrar o que precisa com facilidade e venda mais!