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Os 10 mandamentos da boa logística

O dicionário Michaelis define a palavra “logística” como a “ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas”.

O conceito pode parecer complexo, mas a prática é bem mais simples. Quanto menor for o custo de transporte, mais rápido for o atendimento e a entrega ao cliente e menor for o número de reclamações que você receber dos consumidores, melhor é a sua logística.

Quer saber como alcançar a nota máxima neste quesito? Siga os mandamentos abaixo: 

  1. Tenha Disciplina 

Como já foi dito logo no início desse texto, a palavra logística está ligada às guerras e às forças armadas. Você deve ter, então, o espírito valente de um soldado e a mente brilhante de um estrategista militar. Crie rotinas e padronizações dos processos. 

  1. Meça seus resultados 

Se você não fizer relatórios semanais ou mensais para medir o desempenho dos seus negócios, nunca saberá como eles estão avançando e quais são os pontos que você precisa melhorar. Os indicadores de desempenho devem incluir o tempo de entrega, os custos com o transporte e o número de reclamações dos clientes. 

  1. A tecnologia é sua amiga 

A tecnologia sempre facilita a nossa vida. Estude quais são as melhores ferramentas disponíveis no mercado e use e abuse delas. Certamente, elas irão trazer benefícios aos seus negócios. 

  1. A logística é o seu diferencial 

Hoje em dia, o que faz mesmo a diferença no mercado virtual é o desempenho da logística. O consumidor pode encontrar os mesmos produtos e serviços em qualquer loja virtual, mas irá comprar na loja que o atender melhor e de forma mais rápida. 

Não tenha medo de investir em profissionais talentosos para formar uma equipe qualificada de logística. São eles que farão com que sua loja seja sempre lembrada! 

  1. Preze pela transparência 

Deixe que seus clientes e parceiros tomem conhecimento de todo o processo logístico de sua empresa. Além de tranquilizar o cliente, esse processo pode te trazer críticas construtivas. 

  1. olor: #333333;"> O seu cliente é o seu foco 

Ao focar o seu trabalho nos seus clientes diretos e indiretos, você conseguirá atender às necessidades e expectativas deles. Seguindo esta estratégia, você estará sempre à frente na batalha com os seus concorrentes. 

  1. Além dos serviços 

Você quer que sua empresa seja sempre a primeira a ser lembrada pelos seus clientes? Então não se limite a atender às necessidades deles: vá além! Atue também nas expectativas dos seus consumidores. 

  1. Preste atenção no mercado 

Observe todos os passos dos seus concorrentes. Não é crime nenhum copiar uma fórmula de sucesso e tentar torná-la ainda melhor. Um constante benchmarking com empresas concorrentes e também de outros segmentos e países é primordial para você avançar ainda mais no mercado. 

  1. Controle seus gastos 

Procure sempre reduzir os seus custos, tomando sempre o cuidado de manter o nível dos seus serviços. A busca por esse equilíbrio deve se tornar uma obsessão. 

  1. Seja simples 

Não complique o que não é complicado. Seja simples, objetivo e humilde. Preparado para vencer esta batalha? Com armas em punho, e esta lista sempre em mente, logística nunca mais será problema para você!