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Oito dicas para ter sucesso no e-commerce

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce movimentou R$ 24,12 bilhões em 2012, equivalente a um crescimento de 29% em relação a 2011. Esse setor tem se demonstrado muito promissor no país, surgindo interesse por parte de muitos empresários em lançar uma loja virtual.

Porém, apesar do mercado aquecido, a falta de planejamento e de projeções podem colaborar para que o empreendimento não dê certo. Confira algumas dicas essenciais para quem deseja investir no e-commerce:

1. Planejamento: nenhuma empresa sobrevive sem um bom plano de negócios, o mesmo vale para a loja online. É importante analisar a concorrência, o mercado, projetar o quanto é preciso ter em caixa para manter um fluxo saudável até que o comércio eletrônico comece a lucrar.

2. Processos: um bom processo de venda é essencial para o sucesso da loja virtual. É preciso analisar por onde o pedido passa, a partir da finalização da compra, desde a parte de conferência dos dados do cliente, confirmação de pagamento, verificação de estoque, embalagem, nota fiscal, até o despacho para a transportadora. Uma equipe especializada e com pessoas o suficiente para atender a demanda da loja farão o e-commerce funcionar corretamente e crescer.

3. Financeiro: considerando que a maior parte dos pagamentos é realizada por cartão de crédito e, muitas vezes, parcelada, é importante preparar o seu fluxo de caixa para não ficar no vermelho enquanto aguarda pelo repasse do pagamento das bandeiras.

4. Plataforma: atualmente, existem diversas plataformas para comércio eletrônico disponíveis no mercado. Os valores podem variar de zero até R$ 3 milhões. Mas o que realmente importa na hora de escolher a tecnologia mais adequada ao seu e-commerce é avaliar se ela permite a inserção de imagens em diferentes tamanhos e formatos, e que seja fácil de operar. Além disso, é importante que o sistema permita integração com estoque, aprovação de pedidos e conciliação bancária e ferramentas antifraude.

5. Fornecedores: esse é um ponto de extrema importância que, muitas vezes, é deixado de lado. O estoque da loja depende do espaço físico disponível e, se ele não for muito grande, manter relacionamento com bons fornecedores que entregam no prazo e tenha bons produtos passa a ser crucial para fazer o negócio girar. Investir em itens de nicho também é importante para manter o comércio diferenciado.

6. Atenção às fraudes: com a implantação de chips nos cartões, a fraude, que antes era muito recorrente no varejo físico, migrou para o e-commerce. Esse é um ponto muito importante e delicado no desenvolvimento de uma loja virtual. Existem ferramentas programadas para analisar as transações e verificar se a compra não é uma fraude. Elas checam dados como e-mail, CEP, valor da compra e CPF. Alguns intermediadores de pagamentos, como PayPal e Pagseguro, também auxiliam para evitar fraudes.

7. Conteúdo: para aumentar o tráfego de usuários para o site por meio de buscas orgânicas, é preciso investir na produção de conteúdo relevante relacionado aos produtos do negócio. Além de aparecer nas buscas, o conteúdo também é importante para engajar os consumidores nas redes sociais.

8. Atendimento: o atendimento pode ser crucial para o consumidor decidir se faz a compra ou não. Além do tradicional telefone, existem diversas outras maneiras de atender os usuários, como as redes sociais, o sistema de chat da loja ou de atendimento automático com respostas prontas disponíveis no site. Analisar o que os clientes falam sobre os serviços e produtos do seu comércio eletrônico é essencial para saber quais têm sido os erros e acertos do empreendimento.