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O público feminino e o universo do mobile commerce

Por: Vinicius Pessin

Co-Founder da EuEntrego.com. Administrador de empresas, empreendedor e mercadólogo. Acumula mais de 20 anos de experiência nas áreas de e-commerce, internet, tecnologia da informação e telecom. Foi diretor da Hunting do B2W Marketplace, e já liderou equipes de outras companhias como Terra, Plugin, Diveo, UOL e e-smart.

Que as mulheres compram mais no mundo real e virtual, nós já sabemos que é uma realidade mais do que presente. Uma pesquisa chamada Word of Mouth Behavior and Online Activity, feita em 2011 pelos professores Danny Claro, Priscila Claro e Silvio Laban do Insper, revelou que as mulheres gastam cerca de 20% mais que os homens na rede.

No entanto, você já parou para pensar em como o público feminino está lidando com os dispositivos móveis diante do emprego e utilização cada vez maior deles? Não? Então descubra abaixo!

Mulheres e os dispositivos móveis

Uma pesquisa desenvolvida em 2014 pela Sophia Mind, companhia de pesquisa e inteligência de mercado feminino da maior empresa americana de mídia digital, a Batanga Media, entrevistou quase duas mil internautas, de 18 a 60 anos constatou que quase metade delas têm um dispositivo móvel.

De acordo com o levantamento, das mulheres que contam com um dispositivo móvel 40% têm um smartphone, 33% smartphone e tablet e outras 8% somente um tablet. Do total de mulheres entrevistadas, 19% não têm um dispositivo (70% não possuem condições para comprar, 20% acham caro o valor cobrado e 5% não têm interesse em adquirir o produto).

Da porcentagem de mulheres que ainda não têm um dispositivo móvel (19%), 94% pretende comprar e argumenta que o principal motivo seria a praticidade do dia a dia. Entre as marcas mais desejadas, a Samsung aparece em primeiro lugar (43%), seguida da Apple (21%) e Nokia (14%).

Quanto ao uso do aparelho, 58% navega na internet, 48% envia e recebe e-mail e 45% acessa as redes sociais.

Mobile commerce

Enquanto 68% das mulheres entrevistadas afirmam comprar em uma loja virtual via computador ou notebook, somente 19% faz o mesmo via mobile. Entre os motivos para não comprar pelos dispositivos móveis, constam a falta de segurança (28%), carência de estrutura em alguns sites nos dispositivos móveis (25%), facilidade maior no PC (41%) e preferência pela loja física (20%).

Do universo de mulheres que compra por meio do mobile, as justificativas para tal ação são maior comodidade e facilidade.