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O e-commerce está mais inteligente e personalizado

É notável que o comércio eletrônico está em franca expansão, e cada vez mais representativo no resultado anual do varejo, como um todo. Segundo a ABComm, o varejo online no Brasil vendeu mais de R$ 31,11 bilhões em 2013, um crescimento de 29% comparado ao faturamento de 2012, e a expectativa, também segundo a ABComm, é que em 2014 a marca chegue a 35,5 bilhões de reais.

O exponencial crescimento do varejo online deve-se, entre os muitos motivos, ao fato da internet permitir interações mais assertivas e diretas com os clientes e prospects, há uma notável evolução das campanhas de mídia online, que estão inteligentes e personalizadas, o mesmo fenômeno começa a aparecer dentro dos e-commerces, com ofertas segmentadas e personalizadas, baseadas nos dados de navegação, ciclo de vida do cliente, dados sociais, inventário do varejista, sazonalidade, entre outras fontes de informação que tornam a comunicação mais relevante, aumentado seu poder de conversão.

Há seis anos a taxa média de conversão em e-commerce era próxima a 2%, em 2013 esta taxa chegou, nos casos de maiores sucesso, a 14%, um crescimento de 700%, justamente motivado pela assertividade e inteligência das comunicações nos touchpoints digitais.

Com esta evolução da comunicação e do comércio eletrônico, os próprios clientes agora começam a esperar por novas funcionalidades, que melhoram sua interação e navegação nos e-commerces, conteúdos personalizados, que suprem suas necessidades pessoais, e principalmente ofertas altamente relevantes, que tenham profunda intersecção com seu momento de compra.

Para deixar mais clara algumas evoluções, vamos dar três exemplos que traduzem bem a ideia deste artigo:

Buscas mais assertivas

Há algum tempo todos ficamos impressionados com a evolução da busca semântica, não mais dependente de uma palavra-chave, hoje a busca semântica não impressiona mais, ou melhor, esta evoluindo de tal maneira que a parte menos importante é o fato de ela ser semântica.

Os algoritmos de busca estão combinando uma série de informações, como histórico de navegação do usuário e outros, promoções, dados do inventário, movimentações sociais. A busca deixou de trazer apenas o que o usuário pensa esperar, mas de uma maneira quase mágica traz resultados que superam as expectativas dos usuários, fazendo com que as taxas dispararem.

Mais do que recomendação de produtos

As tradicionais ferramentas de recomendação de produtos também estão evoluindo numa velocidade impressionante, a recomendação de produtos aos poucos deixa de ser baseada no senso comum para ser personalizada, baseando-se em uma série de variáveis e algoritmos.

Em uma conversa recente com um fornecedor deste tipo de tecnologia fui surpreendido na capacidade de adaptação da atmosfera de compra em um e-commerce baseando-se simplesmente no meu momento de compra, para deixar o exemplo mais claro e palpável, com algumas buscas e navegação em poucas páginas do e-commerce, o algoritmo aferiu que eu poderia estar próximo de ser pai, na verdade serei tio em breve, todo o layout do site, ofertas e comunicação se adaptaram de uma maneira muito sútil, porém extremamente relevante.

Comunicação one-to-one

Ferramentas conhecidas e já largamente utilizadas como o remarketing, estão mais personalizadas, o mesmo pode-se ver com a evolução do e-mail marketing, que passam a utilizar mais triggers baseados em comportamento, e menos disparos em massa. Essa é a grande vantagem da internet, é possível falar com a pessoa certa no momento certo.

Em visto disso, é possível concluirmos que o mercado Brasileiro esta cada vez mais maduro, em uma visita a um fornecedor de tecnologia em San Francisco, CA, fui mais uma vez surpreendido com o fato de alguns dos nossos e-commerces estarem virando objeto de pesquisa e case em um dos mercados mais desenvolvidos do mundo que é os EUA.

Não podemos negar que esta evolução atinge apenas uma camada fina dos e-commerces brasileiros, talvez os 10 ou 15 maiores apenas, mas que por sua vez cobrem boa parte deste mercado, que apesar de em franco crescimento, ainda tem muito a se desenvolver e crescer.