Logo E-Commerce Brasil

O design responsivo elimina a necessidade de um app?

Enquanto alguns varejistas se beneficiam dos aplicativos, muitos varejistas podem encontrar na construção do site com design responsivo uma forma eficiente para servir seus clientes em smartphones e tablets.

Não é segredo pra ninguém que só se fala em mobile. De acordo com a Forrester Research Inc., 29% das vendas online deste ano (com exceção de comida e viagem) serão feitas a partir de um smartphone ou tablet. Varejistas não podem ignorar esses números. O tempo para capitalizar no m-commerce é agora.

Para os varejistas de hoje a questão não é se eles vão abraçar o mobile e sim como eles farão isso. É natural asumir que os aplicativos são necessários para alcançar a audiência mobile. De fato, há alguns anos, os apps de mídia prometia a melhor experiência mobile para os usuários. Recentemente, porém, o advento do design responsivo e outras tecnologias avançadas de web mudaram o jogo do mobile. Hoje, apps podem não ser necessariamente a melhor opção para criar a experiência top no mobile.

Apps possuem algumas limitações. Por exemplo, apps podem geralmente criar barreiras para as vendas porque requerem download, o que implica um passo a mais para o consumidor em potencial. Compradores casuais podem não querer se comprometer tanto a ponto de baixar o aplicativo, especialmente se eles estão à procura de um item em particular e não se importam onde vão encontrá-lo. Os apps para mobile podem funcionar bem para aqueles clientes recorrentes e fiéis à marca que só compram em determinados locais.

Além disso, a manutenção do aplicativo pode ser um problema. Com as múltiplas plataformas e sistemas operacionais à considerar, produzir um app que seja útil para a massa, na verdade requer desenvolver algumas versões diferentes do app para atender a várias necessidades tecnológicas. Isso significa mais investimento em tempo e recursos, não apenas durante o desenvolvimento inicial do app, mas toda vez que o app precisa ser atualizado também. Uma alternativa é optar pelo design responsivo no site para direcionar as necessidades mobile significa que os varejistas podem colocar o tempo e recursos em um website e ter a garantia que todas as atualizações vão refletir instantaneamente nos dispositivos e plataformas.

Com as opções tecnológicas disponíveis hoje, a maioria dos varejistas pensa duas vezes em investir em desenvolvimento de aplicativos. Porém, existem exceções. Grandes barejistas como Amazon são beneficiados com os aplicativos por conta da quantidade e diversidade de produtos em suas lojas. Para marcas que oferecem muito conteúdo, como blogs, vídeos e indústria de notícias, como parte de sua experiência online também pode valer a pena manter um app.

Para a maioria dos varejistas, melhorar a experiência do cliente é reduzir as dificuldades no fluxo de compra e para muitos consumidores, baixar um app é um obstáculo. Não há dúvida que o mobile é uma preocupação importante hoje no varejo online. O boom dos aplicativos é compreensível, mas podem nem sempre ser a melhor opção para alguns varejistas que precisam oferecer um nível alto de experiência aos seus clientes.

Artigo traduzido pela Redação E-Commerce Brasil com autorização do autor. Publicado originalmente em: http://www.internetretailer.com/commentary/2014/09/08/does-responsive-design-negate-need-app