Logo E-Commerce Brasil

Integração com marketplaces: estratégia economicamente viável

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Os marketplaces ganham cada vez mais espaço no mercado. Para lidar com essa concorrência, uma boa alternativa para as lojas de varejo é buscar a integração. Com essa medida o pequeno varejista pode se manter no mercado, aparecer juntamente aos grandes nomes e ganhar mais espaço. A integração com os marketplaces é uma alternativa economicamente viável e que pode ser bastante lucrativa.

Para manter um e-commerce no mercado é sempre necessário estar atento às inovações e tentar se beneficiar com elas. Se é possível oferecer o seu produto em mais de um canal de venda, por que não utilizar essa alternativa? Além de vender mais, é possível que seu produto torne-se ainda mais conhecido pelos consumidores. Resultado? Lucro e publicidade para a sua loja.

Uma dúvida que muitos donos de lojas virtuais têm é se a integração com marketplaces é economicamente viável. Bem, isso depende de avaliar com cuidado cada caso com uma equipe bem estruturada e que entenda bem do mercado, mas na maioria das vezes a resposta é sim. Acompanho casos bastante satisfatórios de integração de varejistas com marketplaces. Quase sempre aumentam sua taxa de conversão e chegam a resultados muito satisfatórios.

É claro que para um investimento desses é necessário planejamento. Uma boa alternativa é optar por ferramentas de integração eficientes, via API e que possibilitem a gestão simultânea de estoque, para evitar a falha de vender um produto no marketplace, mas que já não esteja disponível em seu estoque, por exemplo!

Outra facilidade das integrações mais robustas é permitir passar os dados de um produto do seu e-commerce diretamente para o marketplace ou vice-versa. Você pode também escolher quais produtos da sua loja virtual você quer anunciar no marketplace. Optar por esse tipo de ferramenta facilita e otimiza o trabalho.

Para quem gerencia um alto volume de vendas, uma alternativa interessante é utilizar um backoffice ou ERP,  que auxiliam bastante no gerenciamento de mercadorias, estoque e do e-commerce como um todo. De uma maneira geral, a integração com marketplaces diminui custos com publicidade, otimiza operações e pode ajudar a consolidar a marca no mercado além de aumentar o tráfego da loja.

Ou seja, as experiências com essa medida são em sua maioria vantajosas. Faça uma análise com sua equipe e expanda suas fronteiras!