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Indicadores de desempenho: porque é tão importante analisar os resultados

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Qualquer empresa – de toda área ou segmento – sabe que a alta competitividade é um reflexo da era da informação e que é preciso se adaptar a ela para sobreviver no mercado e se destacar dos concorrentes, atraindo a preferência dos consumidores através de diferentes medidas (que se adequam melhor a cada tipo de negócio).

Para que uma empresa descubra qual é a forma mais adequada de cuidar de seus negócios e adaptá-lo às novas tendências do mercado e aos novos hábitos de compra e consumo das pessoas é preciso acompanhar todos os processos que envolvem o trabalho – desde a análise e implantação de estratégias até os resultados finais.

Enquanto muitos empresários acumulam tarefas no dia a dia e ficam muito ocupados cuidando de todas as atividades, a mensuração de desempenho – que analisa as particularidades e a evolução do negócio – fica em segundo plano. Com o passar do tempo, percebe-se o quanto essa ausência de organização atrapalha no andamento de toda a gestão da empresa, já que se esquece de identificar de onde vêm as carências e os problemas, focando apenas em estratégias e resultados que, muitas vezes, não se consolidarão.

Para executar cada atividade – de qualquer setor – da melhor forma possível, de acordo com as particularidades do negócio e sua realidade atual, é necessário entender quais são os objetivos e as metas que de fato podem ser conquistadas. Uma das maiores dificuldades, inclusive, está em definir os objetivos de uma organização, porém, não deixe de fazê-lo: essa etapa é fundamental para a melhor execução de todo o processo.

Caso você não acredite que isso seja tão importante, pense bem: como uma empresa pode analisar o que faz e interpretar seus resultados se não sabe, precisamente, aonde quer chegar? Os objetivos da organização precisam estar claros para cada funcionário, para que metas sejam debatidas entre os colaboradores e seguidas da melhor maneira possível no dia a dia.

Ao contrário que algumas pessoas pensam, os indicadores de desempenho foram criados para auxiliar as atividades da empresa, facilitando a compreensão de todas as suas atividades e operações. É importante que cada empresário tenha a possibilidade de perceber se a gestão está sendo eficiente de acordo com os objetivos propostos e, para isso, basta saber administrar os indicadores.

Para se manter no mercado e se destacar da concorrência, foque em resultados reais e faça o possível para conquista-los. Acredite: tudo começa com a análise detalhada de sua empresa, portanto não deixe de fazê-la. Bom trabalho!