Logo E-Commerce Brasil

Google Trusted Stores: o consumidor nunca esteve tão poderoso

Já pensou em unir os serviços de qualificação de lojas como o E-bit, com o trabalho do Reclameaki, como um mediador de conflitos entre consumidores e empresas? Então conheça o Google Trusted Stores. Em linhas gerais, esta nova funcionalidade do Google tem como objetivo qualificar lojas de boa reputação com base na opinião dos próprios consumidores.

Empowerment

Se com as redes sociais os consumidores já possuem mais uma ferramenta para cobrar bons serviços das lojas, agora com o Google Trusted Stores, mais uma porta se abre para a “seleção natural” que separa os bons dos maus negócios.

Como a Google ainda não acertou a mão nas redes sociais, agora o foco parece ser cada vez mais o e-commerce. Prova disso são as recentes melhorias no Google Analytics, por exemplo, amplamente utilizado por milhares de lojas online no mundo.

O Google Analytics em tempo real permite que os lojistas acompanhem os dados de acesso em tempo real e, se necessário, ajustem suas estratégias na medida em que elas acontecem ao longo de cada ação. É excelente, especialmente em um mercado competitivo e dinâmico como o e-commerce.

Como funciona para o lojista

O Google Trusted Stores é um programa de qualificação de lojas. Assim como o E-bit utiliza a opinião dos clientes para avaliar a qualidade do atendimento e entrega de lojas, por exemplo, o sistema da Google funcionará no mesmo molde. As lojas interessadas podem se cadastrar no Google Trusted Stores e solicitar a participação no programa.

Assim que a loja se cadastra, um “badge” é exibido na página da empresa onde, basta passar o mouse, para saber a reputação desta empresa. De acordo com a Google, os dados serão disponibilizados ao consumidor conforme a figura a seguir:

Como funciona para o consumidor:

No que diz respeito aos consumidores, o Google Trusted Stores tem funcionamento semelhante ao Reclameaki. Isso porque o Google oferece um serviço de assistência em caso de problemas.

Desta forma, caso um cliente efetue uma compra em uma loja participante do programa e tenha algum problema com entrega, pagamento ou suporte, por exemplo, o Google ajuda a resolver o problema entre as partes (ideia muito semelhante ao serviço Confieaqui, do Reclameaki, que fui anunciado no fim do ano passado, mas parece ter sido descontinuado).

Para o consumidor, seria como adquirir a famosa “garantia extendida” ou um “seguro problema”, onde o Google teria um papel de mediador entre loja e consumidor.

Para saber mais sobre o Google Trusted Stores, assista ao vídeo a seguir (com áudio em inglês) para saber mais.

Parece mais uma investida interessante da Google em servir como uma empresa que acompanha todo o processo de compra dos consumidores. Desde a busca, até a entrega do produto, tudo passará por ele.
O que você achou do Google Trusted Store. Você lojista, tem interesse? Deixe sua opinião.