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Estratégias e ferramentas para fidelização de clientes

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Ter uma gama de clientes fiéis e satisfeitos é o sonho de todo empreendedor digital. Uma plataforma robusta e prática, uma equipe capacitada e um estoque que atenda com total precisão sua demanda podem te ajudar a chegar lá!

Mas calma, para que os resultados sejam duradouros, é preciso fidelizar seu cliente, promover a “recompra” e estabelecer um relacionamento com seu público. Como fazer isso?

Por minha experiência pude notar que quando falamos de fidelização, estamos no fundo falando sobre cativar, trata-se de um processo que envolve confiança e satisfação por parte de um cliente que se sente completamente à vontade ao se relacionar com sua marca, para tanto, ai vai uma ideia: Integre um módulo de fidelidade á sua plataforma! E agora uma dica: estude o comportamento de seus clientes antes de oferecer pontos ou descontos.

Evite intromissões, às vezes o cliente não esta interessado em mais nada além do que já comprou, planeje suas estratégias baseando-se nas ações de acessibilidade deles e crie campanhas personalizadas, ofereça descontos interessantes! Nenhum usuário sensato se interessa por um cupom caríssimo ou por opções de troca que não tenham relação com os produtos de sua preferência.

Tipos de campanhas: depois de analisado o perfil de seus clientes, conte com a plataforma da sua loja para elaborar campanhas de recompensa dos tipos:

Desconto na próxima compra, saldo de pontos por compra, frete grátis para um determinado valor em compras. Você pode premiar seus clientes com vantagens e benefícios quando: assinarem seu newsletter- avaliarem seus produtos – ‘favoritarem’ seus produtos – interagirem em redes sociais – enviarem vídeo de produtos – participarem de pesquisas – e quando fazem aniversário.

Campanhas para grupos de clientes: elabore campanhas para determinados grupos de usuários, você pode segmentá-los por: região – sexo – idade – escolaridade – defina o gênero que mais se enquadra ao seu nicho.

Campanhas individuais: você tem acesso à preferência dos seus clientes e sabe quais produtos ele comprou e até mesmo aqueles que ele apenas ‘namorou’. Sugira combinações de produtos, pacotes promocionais, descontos específicos, personalize o seu atendimento.

Regras: defina regras e regulamentos para todas as suas campanhas! Especifique datas de expiração, limite de saldo máximo, limite de valor de pontos disponíveis para troca – disponibilize em sua loja uma ‘área do cliente’ onde ele possa ter acesso a todas as informações e tramitações das campanhas.

Plataformas: dê preferências a plataformas que disponibilizem módulos específicos de fidelidade e facilite a automatização de funções e alternativas como: disparo de e-mails para os clientes lembrando a data de expiração da promoção, monitoramento do histórico de acessibilidade e compras – gerenciamento de saldos e campanhas.

Os nichos que mais abordam estratégias de acúmulo de vantagens são em sua maioria relacionados a produtos com um intervalo de recompra pequeno ou de consumo constante como cosméticos, roupas, acessórios, delivery de alimentos, mas com criatividade, é possível adaptar as estratégias para todos os segmentos. Aproveite estas dicas e turbine suas vendas!