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Porque escolher uma solução de pagamentos

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O mercado das empresas que realizam transações financeiras online apesar de relativamente novo (cerca de 15 anos) tem se sofisticado bastante, seja por causa da necessidade de compradores e vendedores terem mais flexibilidade e rapidez no processo ou pela necessidade cada vez maior de proteger informações pessoais em uma época de crise na privacidade de dados e de aumento exponencial de fraudadores. A recente discussão do governo em regulamentar o e-commerce é outro indício de que o mercado está em plena expansão e com ele a demanda por pagamentos online.

Mas afinal o que faz uma solução de pagamento?

Uma solução de pagamentos online é uma empresa um pouco diferente do que muitos pensam. Isso porque ela não é responsável por realizar apenas a transação financeira em si, mas também por oferecer uma solução completa de serviços que vão desde a gestão de relacionamento entre comprador e vendedor até a proteção de dados pessoais como informações de cartões de crédito, verificação da autenticidade da compra, e muito mais. Na realidade, solução de pagamentos é um player que tem por finalidade tornar o processo de compra online mais simples, rápido e seguro.

Qual a diferença entre realizar transações com sua própria solução e usar uma solução de pagamentos?

Quando o lojista escolhe gerenciar o pagamento de seu negócio virtual “por conta própria” ele será responsável por prover ou contratar pelo menos três serviços: a transação financeira em si e isso implica a oferta de vários meios de pagamento como boleto bancário, cartão de débito e crédito (estima-se que as lojas virtuais que forneçam quatro ou mais métodos de pagamento tenham taxas de conversão 12% maiores); a gestão de risco e disputa, para avaliar a autenticidade e gerenciar possíveis conflitos e chargeback durante a compra, e a garantia da segurança dos dados pessoais (os certificados e selos de segurança). Ao contratar uma solução de pagamentos, o lojista se preocupa, basicamente com o produto e a logística.

Como é a infraestrutura de trabalho de uma empresa de solução de pagamentos?

A estrutura de trabalho dos facilitadores pode variar, mas basicamente funciona a partir dos seguintes setores: Gestão de risco, Gestão de Disputa, Gestão Financeira, Central de Atendimento e Relacionamento, TI e Desenvolvimento de Produtos.

Quais são as tendências do mercado de pagamentos online?

Acompanhando a tendência de consumo no Brasil, essas empresas já procuram desenvolver soluções que atendam as compras online via mobile e dispositivos móveis. Cada vez mais os e-commerces aderem aos aplicativos que possibilitam o comprador adquirir os produtos e serviços de casa, do trabalho e até mesmo no trajeto para algum lugar. Com o aplicativo da Decolar.com, por exemplo, além da comodidade de poder escolher entre mais de 150 mil opções de hospedagem e 500 linhas áreas em todo o mundo, é possível reservar os hotéis mais próximos pelo celular pouco antes de partir para a viagem e ainda pagar a reserva usando a câmera do Android.

Além do mobile, o investimento constante em inovação e o desenvolvimento voltado para soluções que atendam a diversidade do e-commerce tem sido o diferencial. O serviço de pagamentos no modelo Assinaturas para jogos, conteúdo digital como streaming de vídeo e música como Netflix e Deezer, serviços e ferramentas online como CRMs, Cloud Storage (Nuvem – Dropbox, Google Drive e 4sahred), gerenciadores financeiros, cursos online e até clubes de assinaturas com produtos físicos como BuyWine e Clube do Sapato, além das soluções para Marketplaces de nicho como Elo7, Airu e Estante Virtual são demandas crescentes no mercado. Quem ainda não utiliza as soluções de pagamento tem bons argumentos para pensar no assunto.