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E-mail Marketing - A bola da vez

Diferentes de outras mídias de performance, o e-mail marketing tem algumas particularidades que fazem com que seu ROI seja altíssimo e, com isso, seja gerada uma receita significativa para a marca. Essas peculiaridades vem sendo mais ressaltadas a cada dia, resultando em uma maior valorização da mídia por parte das marcas.

O diálogo one-to-one do e-mail marketing permite uma comunicação altamente segmentada, usando dados diversos dos usuários. Isso permite ações que vão desde personalizar o e-mail com seu nome, até criar promoções de frete de acordo com a localidade onde mora, enviar produtos que ele pesquisou no e-commerce da marca e, porque não, saber em que momento de consumo a pessoa está.

Algumas coisas ainda jogam contra a mídia, como algumas regras “escondidas” dos IPs (Gmail, Hotmail, Yahoo…), no que tange à entregabilidade dos e-mails. Muito se sabe sobre isso, mas ainda tem muitas coisas dentro da “caixa preta” dos ISPs.
Atualmente existem diversos ESPs (ferramentas de disparos) disponíveis em nosso mercado, que permitem e-mails dinâmicos com conteúdo segmentado de acordo com os dados do usuário, integração com e-commerce, foco na entregabilidade dos e-mails e a possibilidade de fazer ações cross channel com SMS por exemplo. Ainda temos neste item uma grande evolução dos ESPs nacionais, não só no aperfeiçoamento de recursos da ferramenta, mas também no que diz respeito a uma preocupação real em melhorar o mercado, barrando spammers e disseminando as boas práticas da mídia.

A cada dia mais profissionais vem tentando se inteirar sobre as práticas da mídia, para entender como ela funciona e planejando um trabalho mais estruturado. O amadurecimento do entendimento das marcas sobre mídias como adwords, SEO e comparados fez com que estes já estejam no seu limite de investimento e retorno, e a busca por uma nova mídia, que performe bem com investimento baixo, dá ao e-mail marketing uma grande vantagem para entrar no mercado de forma mais profunda.

Em uma pesquisa recente feita pela marketing sherpa, o e-mail marketing está para o varejo americano como uma das principais mídias focadas em conversão. Além de ter um papel muito importante em conversões assistidas onde não é avaliado apenas o last click como a mídia que gerou a conversão, mas também como uma ótima mídia para relacionamento com clientes.

Diferentes de outras mídias, a comunicação enviada para os clientes por e-mail, podem ser “guardada” para ser aberta ou utilizada em outro momento, gerando uma grande valorização de cada e-mail enviado.

Não tenho dúvidas que o e-mail marketing é a bola da vez. A aquisição dos leads é baixa e a possibilidade de relacionar-se com ele e estar no momento certo de compra dele é altíssima. Claro que muitas coisas entram neste processo quando ele começa a se tornar profissional e com metas agressivas de venda, processo natural em outras mídias mais focadas em performance. Em um mercado em que o preço e condição ainda pautam a grande maioria das vendas e os esforços dos grandes varejistas, a busca por alternativas diversas são fundamentais.

Vida longa ao e-mail marketing!