Logo E-Commerce Brasil

Dropshipping ou cross docking: qual a escolha ideal para o seu e-commerce?

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

No universo do comércio eletrônico, a busca por soluções flexíveis se tornou um exercício diário. Sua loja virtual precisa a todo o momento comunicar-se, criar desejo, vender, garantir o preço ideal, atender às necessidades do cliente, manter o estoque em dia e entregar o produto em um prazo satisfatório.

Mas, quando se trata de estocar e entregar, os processos logísticos criam margem para outras discussões entramos então no terreno das operações logísticas. As duas principais operações desenvolvidas pelos lojistas de e-commerce que não querem – ou ainda não podem – manter estoques são o dropshipping e o cross docking.

O Dropshipping funciona como uma solução que visa estabelecer parcerias com fornecedores e catalogar seus produtos em sua loja virtual, abrindo mão do uso de um estoque próprio. Quando o cliente efetua uma compra, o lojista recebe, tira o seu lucro e compra o produto do fornecedor, que o envia diretamente ao cliente.

Já no Cross Docking, conforme o cliente efetua uma compra, o lojista solicita que o fornecedor envie o produto a um centro de distribuição (armazém) que,por meio de um sistema de redistribuição, envia o produto para o cliente. Em casos de lojistas menores, a própria sede do e-commerce pode funcionar como esse “armazém intermediário”.

Principais características das duas operações:

  Dropshipping: Cross Docking:
Armazenamento:  Não há armazenamento. O armazenamento é limitado ou nulo, realizado através dos centros de distribuição.
Entrega: A entrega do produto ao cliente é feita diretamente pelo fornecedor. A entrega do produto é feita através da equipe (ou transportadora) do centro de distribuição.
Exclusividade nos produtos: Alta variedade de produtos. Alta variedade de produtos.
Lucratividade: Alta lucratividade para o lojista. Lucratividade satisfatória para o lojista.
Vantagens: Não há custos com estoque, pacote e armazenagem. Não há custos com estoque, mas pode haver com pacote e armazenagem.
Desvantagens: Pode ocorrer lentidão de despacho do fornecedor e haver problemas alfandegários no caso de importação. Dificuldade de sincronia entre os envolvidos no processo geral do cross docking.
Gestão estratégica O lojista deve orientar seu cliente e esclarecer sobre o prazo entrega. É necessário acompanhar a venda até que o cliente confirme o recebimento do produto. Cuidado com a eficiência no fluxo de informações entre os envolvidos. É imprescindível sincronizar as atividades entre lojista, fornecedor, distribuição e transportadora.

Antes de abrir um e-commerce e adotar qualquer um dos modelos, pesquise e analise com calma qual opção se encaixa melhor ao seu tipo de produto e, principalmente, avalie as ferramentas que possam facilitar sua gestão.

Uma plataforma robusta e que permita a integração de diferentes estoques à sua loja virtual é essencial para evitar que você venda ao cliente produtos que já não estão mais disponíveis em seus fornecedores.