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Dropshipping: modelo válido para o seu e-commerce?

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Esse modelo foi identificado inicialmente nos Estados Unidos, na logística de entrega em leilões digitais. A partir disso, investidores que importavam da China passaram a adotar o sistema, que trazia a vantagem de reduzir custos com logística, empacotamento e estoque de produtos.

Na prática, é muito simples. O lojista conta com uma lista de fornecedores cadastrados em sua loja e quando um cliente compra determinado produto é feito o contato com o fornecedor, que se encarrega de enviar o produto diretamente para o cliente final. Ou seja, elimina-se a necessidade de capital parado em estoque de produtos, fora toda a gestão de logística.

Para e-commerces pequenos, que ainda não dispõem de estoque para armazenamento de seus produtos e que buscam oferecer grande variedade, trabalhar com dropshipping pode ser uma alternativa muito rentável.

O papel do empreendedor virtual nesse modelo de negócio é basicamente identificar a necessidade do cliente, fechar a compra, separar seu lucro e pagar seu fornecedor. Ao mesmo tempo, deve estar atento com o prazo de entrega e com a qualidade do envio para garantir a satisfação do cliente final.

O conceito vem chamando a atenção dos empreendedores brasileiros por se tratar de um sistema de baixo investimento e que permite ampliar a variedade de produtos ofertados em sua loja virtual com facilidade. Para quem está ingressando no mundo dos negócios digitais, vale considerar essas três necessidades básicas para iniciar seus trabalhos com dropshipping:

• Loja virtual com plataforma robusta e que facilite a operação;
• Catálogo de produtos;
• Lista de fornecedores.

Para que esta solução seja de fato eficiente, é necessário esclarecer as particularidades deste serviço. Assim, o cliente não é surpreendido ao longo do processo de compra. Prazos de entrega neste caso costumam ser de 30 a 60 dias. É preciso estabelecer regras claras de troca e devolução de produtos e alinhá-las com seus fornecedores, que também serão envolvidos nesse fluxo.

Dentre os esclarecimentos necessários, está a necessidade de informar o cliente sobre os riscos de impostos de importação caso o produto seja de origem estrangeira e enviado por fornecedores de outros países.

Dentre os nichos de mercado mais lucrativos em dropshipping, estão as lojas virtuais que trabalham com os seguintes produtos: acessórios para computadores, produtos de beleza, roupas/vestuário, acessórios, celulares, livros e brinquedos importados.