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Crise? Que nada, meu negócio é oportunidade

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

A crise do país está afetando o seu e-commerce? Ou a alta do dólar é que te impede de vender? Quais motivos te fazem ficar com o dashboard da sua loja ligado o tempo todo de olho em cada movimento em sua taxa de conversão?

Seja como for, a verdade é que estamos encarando dias desafiadores em todos os segmentos comerciais, mas uma coisa é fato: as pessoas não vão deixar de comprar, muito menos pela internet. Em dezembro do ano passado, o comércio eletrônico alcançou 51,3 mi de consumidores no Brasil e essa média só tende a crescer.

Mas como driblar os percalços deste cenário atual, aproveitar a oportunidade para disparar na frente da concorrência? Henry Ford estava certo este tempo todo, a resposta está no marketing! Que tal mudar um pouco suas táticas de comunicação?

Confira cinco dicas rápidas sobre algumas estratégias que estão fazendo a diferença nas lojas de nossos clientes, são maneiras de aparecer, cativar e vender mais!

Vendedores parceiros – os marketplaces  são ótimas opções de shoppings virtuais na web, é como abrir uma franquia com seus produtos e aumentar as possibilidades de venda com mais um canal ativo e vendedores comissionados;

Sua marca precisa de fãs – suas redes sociais precisam gerar interatividade! Para você conseguir uma coleção de elogios em seus murais digitais, seu conteúdo tem que ser de primeira e sua frequência, constante. Boa parte da fama das lojas virtuais ainda se dá através do marketing ‘boca a boca’, a confiança é muito maior quando se realiza uma compra por indicação, com certeza você vai fidelizar este segundo cliente também;

Quem procura acha? – sua marca pode ter centenas de fãs e estar presente em dezenas de marketplaces. Mesmo assim, como encontrar o produto que quero se eu não conheço sua loja e nem sei que ela existe? Fácil, links patrocinados! A escolha das palavras-chave nas estratégias em Google Adwords deve ser um processo criativo voltado para esta questão: angariar novos clientes a partir de seus interesses, você redireciona o cliente que está pesquisando no Google diretamente para um produto disponível em sua loja;

Oportunidades irresistíveis – personalize suas promoções! Você pode acompanhar o comportamento e as ações dos clientes que visitam seu site, pode identificar as visualizações de todos os produtos da loja. Planeje suas ações promocionais de acordo com essa análise, verificando se os produtos estão sendo muito acessados, mas a taxa de conversão está muito baixa. Caso isso esteja acontecendo, pode ter algo errado com o preço;

Velocidade, segurança e facilidade – a excitação dos clientes ao realizarem compras não pode ser frustrada por um checkout longo e tedioso, boa parte das desistências de compras na hora ‘H’ se dá por este motivo! Evite cadastros obrigatórios, transmita segurança e resolva em poucos passos, não dê chance para que o cliente pesquise o mesmo produto em uma loja concorrente.

Agora é colocar em prática. Já fomos avisados que esse ano não será para amadores e, com certeza, todo desafio traz em si uma série de novas – e boas – oportunidades.