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Conversion Conference – Ft Lauderdale – parte 04

Por: Alexandre Soncini

é formado em engenharia de computadores pela FEI e pós-graduado em gestão de projetos - enfâse PMI pelo IBTA, Alexandre é diretor de vendas e marketing da VTEX, com mais de 10 anos de experiência na área de internet e comércio eletrônico, foi sócio-fundador da WX7 que foi adquirida pela VTEX. Reliza diversas palestras por todo Brasil nos principais eventos de comércio eletrônico, em 2012 palestrou em eventos na Argentina e no Chile e ministra aula em faculdades e escolas especializadas.

Segundo dia 10/10/2012 – Período da tarde

O último período do evento foi o mais fraco de todos, talvez pelo conteúdo anterior ter sido muito bom ou por eu ter escolhido errado as palestras para assistir. A primeira palestra da tarde feita pelo Justin Gray, até tinha um tema interessante, “Why Your Killer Content is Not Making Your Business Money”, mas o começo foi tão fraco que não consegui mais prestar atenção no resto e não aproveitei nada que achasse interessante compartilhar.

A segunda palestra, “Optimizing E-commerce: The Marriage of A/B Testing & Usability Studies at PayPal” por John Amir-Abbassi, melhorou um pouco, mas foi basicamente a apresentação de casos de testes A/B feitos pelo PayPal em seu checkout e os resultados obtidos. Alguns detalhes interessantes foram os testes realizados no texto dos botões que mostravam bastante diferença nos resultados e replicação de um mesmo botão em mais de um lugar da página ressaltando a preocupação com a barra de rolagem, que ainda é um grande vilão da internet, mesmo aqui nos EUA.

Logo após o intervalo assisti uma palestra cujo tema era muito interessante “Advanced Retargeting Strategies that You Should Have Implemented Yesterday” feita por Adam Berke, mas também teve pouca coisa para aproveitar, muito conceitual e abordando assuntos básicos. De legal, foram apresentadas algumas pesquisas mostrando que 25% das pessoas re-impactadas por uma campanha de remarketing no mesmo dia convertem e que para os próximos dias os resultados são menores até o nono dia quando começam a ficar quase que insignificantes. Outro dado interessante apresentado é que mais de 75% das pessoas que convertem foram impactadas por menos de 30 displays.

Para fechar o evento uma palestra que valeu ter ficado até o final feita por Susan Weinschenk com o tema “The Top Ten Things You Need to Know About People” que falou sobre como a mente humana pode influenciar na tomada de decisão. Iniciou falando o que vários outros já tinham falado, que as pessoas são preguiçosas, não gostam de ter que pensar e focam somente no que precisam. Complementou que a maioria dos processos mentais são subconscientes e que quando nos dão muitas escolhas acabamos não escolhendo nada. Foi uma abordagem muito interessante e de alto nível que envolveu psicologia e neurolinguística aliado a tecnologia um pouco difícil de compartilhar com poucas palavras.

Para concluir esses dois dias de evento, enquanto nos grandes eventos temos uma abordagem mais superficial de diversos temas, grandes palestrantes no palco e muito, mas muito networking, aqui vimos um conteúdo bem específico, focado e interessante que pode atender desde o pequeno lojista até os maiores, mas realizado em um espaço bem mais modesto e pouco networking.

Por uma visão macro o Brasil está se aproximando da realidade do e-commerce dos países mais evoluídos nesse assunto, mas quando olhamos nos detalhes percebemos o quanto eles se preocupam com absolutamente tudo e nesse sentido ainda estamos bem longe. Por isso deixo aqui meu manifesto, acho uma pena não ter eventos locais com essa qualidade de conteúdo e creio que muito disso vem do perfil atual dos profissionais de e-commerce que estão acomodados devido ao crescimento orgânico do mercado e a valorização dos seus cargos devido a escassez de recursos capacitados. Realmente é decepcionante não ver nenhum outro brasileiro e profissional do mercado de e-commerce participando de um evento como esse. Espero que nos próximos possamos ajudar a mudar esse cenário.

Enfim, este foi o melhor evento que participei neste ano e espero que todos tenham gostado da cobertura. Teremos muito mais conteúdo sendo divulgado nos próximos meses falando sobre aumento de taxa de conversão. Obrigado!

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Conversion Conference – Ft Lauderdale – parte 01

Conversion Conference – Ft Lauderdale – parte 02

Conversion Conference – Ft Lauderdale – parte 03