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Conversion Conference – Ft Lauderdale – parte 01

Por: Alexandre Soncini

é formado em engenharia de computadores pela FEI e pós-graduado em gestão de projetos - enfâse PMI pelo IBTA, Alexandre é diretor de vendas e marketing da VTEX, com mais de 10 anos de experiência na área de internet e comércio eletrônico, foi sócio-fundador da WX7 que foi adquirida pela VTEX. Reliza diversas palestras por todo Brasil nos principais eventos de comércio eletrônico, em 2012 palestrou em eventos na Argentina e no Chile e ministra aula em faculdades e escolas especializadas.

Primeiro dia 09/10/2012 – Período da manhã  

Depois de participar de dois grandes eventos sobre comércio eletrônico esse ano nos Estados Unidos, o Internet Retailer e o Shop.org, ambos com mais de 3.000 participantes, decidi por participar de um evento menor e focado em um tema específico.

Após receber o convite do CEO da empresa que esta organizando o evento, Tim Ash da SiteTuners.com, acabei me inscrevendo. O evento terá dois dias e é focado em dicas práticas para aumentar a taxa de conversão das lojas virtuais, um dos temas mais procurados por ser o caminho com o melhor desempenho para incrementar os lucros quando falamos em comércio eletrônico.

Como na maioria dos eventos que participamos, o conteúdo é conhecido, mas não aplicamos, portanto, esses eventos acabam servindo como um empurrãozinho para fazermos as coisas acontecerem. E, nesse sentido vou compartilhar com vocês o que for apresentado de mais interessante.

A palestra de abertura foi feita pelo próprio Tim Ash e o tema era “Creating Offers That Tempt the Subconscious”. O primeiro slide dizia que 95% das nossas decisões são pré-conscientes. O que quer dizer que fazemos muitas coisas no “piloto automático”, pois o ser humano é, muita vezes, preguisoso e impaciente. Partindo desse princípio, se oferecermos um pequeno número de opções claras com o objetivo de guiar os potenciais consumidores no formato de um wizard, e não simplesmente oferecendo filtros para refinar busca, a tendência é de ter resultados melhores. Uma das dicas práticas que foi dada, diferente do que 99% das lojas fazem atualmente, é para não usar banners rotativos, pois as pessoas prestam atenção nas coisas que se movem subconscientemente e acambam não focando onde deveriam. Outra dica foi de uma ferramenta interessante para fazer o mouse tracking das suas páginas da sua loja: www.crazyegg.com.

A partir da segunda palestra, como em quase todos os eventos aqui dos EUA, temos várias sessões simultâneas e optei por assistir a palestra “Wins & Flops from 100k Usability Tests” do Darrel Benatar da UserTesting.com. Nela foi apresentada a importância dos testes de usabilidade já que o funil atual aqui nos EUA é que de 100% das pessoas que acessam uma loja, 60% realmente navegam, 10% colocam algo no carrinho e somente 3% efetivamente finalizam uma compra. Sendo que, o objetivo desses testes é de identificar problemas de usabilidade e corrigi-los para melhorar os resultados da parte de baixo do funil e aumentar o ROI. Existem vários testes que podem ser realizados, mas devemos começar pelo teste da “primeira impressão” ou teste dos 5 segundos.

O objetivo desse teste é captar de forma rápida o que está sendo relevante ou não na primeira impressão do usuário ao acessar uma página da sua loja e, para isso, foram indicadas várias ferramentas interessantes como: silverbackapp.com, fivesecondtest.com, usertesting.com e attentionwizard.com. Vale a pena dar uma olhada e ver como podem ser utilizadas no seu negócio. Outros testes importantes são da facilidade de utilização da busca e relevância nos resultados, faciulidade de navegação e intuitividade do checkout.

Para finalizar a parte da manhã, assisti a palestra do Chris Goward, da WiderFunnel.com, que é uma agência especializada em estratégias para aumento de taxa de conversão, perfil de agência que ainda não encontramos no Brasil. O tema era “How to Develop a Conversion Optimization Stragtegy” e o Chris já subiu o nível da conversa abordando em detalhes a parte estratégica e apresentando algumas plataformas que a agência dele usa para fazer o trabalho de aumento de conversão. Começou citando uma frase do Avinash que diz “Invista 10% em ferramentas e 90% na habilidades das pessoas” para mostrar que o aumento de conversão depende principalmente de pessoas capacitadas para fazer acontecer. Ele mostrou técnicas muito interessantes e de alto nível, mas que seria complicado de transmitir por um simples texto, portanto, deixo aqui a dica para assistirem um Webinar que ele disponibilizou no site dele que contém essas informações: www.widerfunnel.com/conversion-optimization-webinar.

Por enquanto é isso. Já está na hora de voltar para assistir as palestras da tarde e, em breve, volto com mais novidades sobre o que está acontecendo de relevante no evento. Algumas dicas rápidas estão sendo postadas em meu twitter (@asoncini) e no da VTEX (@vtexonline).