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Como usar o e-mail marketing na estratégia de marketing de conteúdo

Por: Felipe Morais

Felipe Morais é especialista em Planejamento Digital. Sócio-Diretor da FM CONSULTORIA e autor do livro Planejamento Estratégico Digital.

Utilizar o marketing de conteúdo como estratégia para uma campanha de e-mail marketing de sucesso requer um planejamento com foco em apresentar soluções baseadas nas informações das necessidades do público-alvo que será atingido.

É uma forma de atrair o público para o site, estimular o download de materiais para captação de leads, mostrar novidades, enfim, o seu melhor conteúdo vai para o e-mail marketing.

Crie uma lista de contatos com público qualificado

Ao enviar os e-mails da campanha de marketing para o público que optou por se cadastrar no blog ou site, a estratégia ganha um grande potencial.

São usuários que desejam ler sobre os assuntos que você trata e por isso o sucesso da campanha pode atingir patamares maiores que o esperado. Além disso, é possível obter um feedback rico em informações que podem ser utilizadas como estratégia para as próximas campanhas.

Desenvolva um assunto irresistível

A maioria das pessoas exclui os e-mails que não os interessam logo ao ler o assunto. É nesse ponto que vai entrar a questão da criatividade.

Sabendo as necessidades do público no segmento de atuação, é possível desenvolver conteúdos que apresentem soluções e o título do conteúdo precisa ser um assunto irresistível para que o usuário abra o e-mail ao invés de descartá-lo com os outros. Essa estratégia fará o seu e-mail se destacar entre todos os outros.

Demonstre pessoalidade com o contato

Ninguém gosta de receber e-mails automáticos enviados por softwares robôs. Tudo isso demonstra impessoalidade e torna o contato muito mecânico. Para ter sucesso na campanha de e-mail marketing, seja pessoal.

Chame o contato pelo nome, ainda no início, e mantenha uma linguagem simples e informal com um tom de conversa entre amigos até o final.

Use a segmentação da lista e prepare um caminho para esses e-mails. Por exemplo, se aquele contato abriu o e-mail, recebe o e-mail A.

Se não abriu, recebe o e-mail B, que traz uma abordagem diferente no título e assim por diante, melhorando cada vez mais a experiência através do funil de vendas. Dessa forma, será possível transformar um contato, geralmente frio, em uma experiência calorosa e diferenciada.

Dê um aperitivo sobre o assunto do conteúdo

A real intenção do e-mail marketing é convencer o usuário a visitar a página de destino para geração de resultados de acordo com o objetivo proposto no funil de vendas.

Pensando nisso, faça um resumo do conteúdo de forma que desperte a curiosidade para continuar a leitura. Dê a ele um pequeno aperitivo do que pode ler ao visitar a sua página e estimule o acesso ao site, levando para outros conteúdos e estimulando o download de materiais.

Solicite a visita ao site ou blog para ler o conteúdo na íntegra

É preciso finalizar cada ação com um pedido, um call-to-action.  Caso contrário ele se dispersa e abandona o e-mail. Seja criativo ao solicitar que visite a página de destino, por exemplo. Nesse texto do site, chame o compartilhamento, os comentários.

Cuidado com a frequência de e-mails enviados

A maioria das pessoas tem problemas com empresas que entopem a caixa de entrada com e-mails, muitas vezes, irrelevantes. Tornam-se irritantes e perdem a credibilidade (spam). Ajuste a frequência ideal para seu público. O usuário entenderá que o seu e-mail é valioso em meio a tanto lixo eletrônico e avaliará antes de excluí-lo.

Não esqueça que a estratégia de e-mail marketing não funciona sozinha. O conteúdo deve ser realmente interessante para quem deseja ler e aliado a toda construção da estratégia do funil de vendas. Se não é apenas mais uma newsletter.