Logo E-Commerce Brasil

Como se destacar nas vendas por marketplace

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Se você se interessou por este artigo, com certeza já se convenceu de que as parcerias com marketplaces são uma excelente alternativa para o seu e-commerce, aumentam a visibilidade da sua loja, angariam novos clientes e potencializam suas vendas. Mas não demora para você perceber que a performance dos seus anúncios poderia ser bem melhor, afinal existem dezenas de concorrentes expondo produtos semelhantes aos seus neste mesmo espaço.

O que fazer? Preparamos algumas dicas de ouro sobre fatores decisivos de compra para quem deseja se destacar em um ambiente de extrema competição com baixos investimentos financeiros e muita dedicação criativa:

1- Mix exclusivo: a sua estratégia de vendas no marketplace começa na escolha do mix de produtos, obviamente você não vai anunciar todo o seu estoque, dê preferência aos produtos exclusivos e aos variados. Prepare pacotes de produtos, brindes e produtos complementares para as ações promocionais.

2- Aprenda mais sobre fotografia: fotografe todo o seu estoque de produtos para o marketplace sem pressa, tire um dia só para tratar das imagens no computador e crie suas montagens em alta definição. Acredite, uma boa imagem pode ser um fator decisivo na hora do cliente escolher entre você e o concorrente.

3- Detalhes que fazem a diferença: descreva com carinho cada produto que vai anunciar. Lembre-se que estamos na era digital, a sua descrição precisa ser os “cinco sentidos” do seu cliente potencial, que não terá nenhum contato físico com o produto durante o processo de compra.

4- De olho nos preços: esteja ligado 24 horas por dia no preço dos seus concorrentes, e muito mais quando se tratar de um produto semelhante ao seu. Trace um planejamento de precificação com margens máximas e mínimas para cada produto e trabalhe em cima dele. Se preferir, terceirize uma ferramenta de precificação para sua loja virtual, ela ajudará nessa questão.

5 – Apresente sua loja: nem todos os marketplaces permitem algum tipo de contato com o cliente final. Mas se a chance existir, seja profissional! Crie um e-mail padrão de apresentação da sua loja e serviços. Se sua chance for na entrega, ofereça um cupom com desconto na próxima compra, apresentando o endereço direto no seu e-commerce. Lembre-se, ofereça produtos de qualidade e preços honestos, os clientes procuram lojas com credibilidade.

6- Cortesia grátis: seja cortês com seus clientes, lembre-se de que eles não tiveram a chance de fechar uma compra “olho no olho”, seu atendimento precisa transmitir segurança suficiente para que aconteça uma fidelização espontânea. Enviar um pequeno brinde com o produto pode ser interessante.

7- Colecione elogios: após se agradar com o preço e as formas de pagamento de um produto, o cliente vai direto conferir a reputação do lojista antes de fechar uma compra. Sim, sua reputação precisa estar impecável, caso o cliente compare você a um concorrente que está minimamente melhor ‘rankeado’, você perdeu esta venda.

Mas é claro que nenhuma dessas dicas vai adiantar ou melhorar suas vendas se você não seguir o primeiro mandamento do mestre Steve Jobs: ‘’A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que faz’’.