Olá a todos! Hoje venho falar sobre algo que assombra muitos gestores de sites, em especial de e-commerce: o conteúdo duplicado. No e-commerce, especificamente, este é um grande problema causado, entre outros motivos, por:
- Grande número de parâmetro na url;
- Produtos com descrição e especificações técnicas iguais às de outros sites;
- Poucas mudanças no conteúdo da página, porque muitos mudam apenas o “miolo” onde aparece o produto, ou colocam o mesmo produto com poucos detalhes a mais, como cores ou outro opcional.
Existem muitos outros fatores que podem levar o Google a considerar que seu conteúdo é duplicado; neste artigo, no entanto, vou falar especificamente em relação a variáveis na url. Estas variáveis podem vir em um resultado de busca onde se tem vários filtros; ou então uma variável que diz alguma particularidade do produto como cor, voltagem, tamanho etc.
Vamos exemplificar essa situação. Veja abaixo algumas urls que apresentam este problema. Digamos que a url de uma marca seja assim:
- http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco
- http://www.lojavirtual.com/busca.php?q=&pg=1&marca=philco
- http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor
As urls 2 e 3 apresentam o mesmo conteúdo que a url 1, e isso pode se repetir várias vezes, principalmente se suas buscas internas possuem muito filtros. Existem várias maneiras de evitar ou minimizar estes problemas, um dos mais eficientes é o uso da meta tag canonical para conteúdo duplicado. Você pode verificar suas urls utilizando a ferramenta de urls canônicas do mestre SEO.
Outro jeito igualmente eficiente é utilizar a ferramenta de webmaster do Google (WebMaster Tools) e informar quais variáveis o googlebot deve ignorar, evitando que ele indexe páginas que tenham URLs diferentes mas apresentem o mesmo conteúdo.
Como configurar a WebMaster Tools
- Acesse a sua WebMaster Tools. No Painel de Controle das Ferramentas do Google para webmasters, clique no site que deseja.
- Em Configuração do site, clique em Configurações.
- Vá na guia Manipulação de Parâmetros.
- Para cada parâmetro, selecione a opção desejada, veja figura 1. Se nenhum parâmetro estiver listado é porque o Google não encontrou nenhum durante o rastreamento do seu site. Você ainda pode adicionar parâmetros por si só, deixar o Google decidir” ou “usar valor especifico”.
Figura 1 – Aba “Como manipular parâmetros”
Assim, se pedirmos para o Google ignorar os parâmentros “limit”,”relev” da url http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor, ela ficará assim: http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco.
Você pode configurar até 15 parâmetros para o googlebot ignorar. Com esta configuração, o Google trata estas solicitações como sugestões, e não como diretivas.
Ignorando alguns parâmetros, com certeza você irá reduzir o problema de conteúdo duplicado em sua loja virtual.
Até a próxima!