Logo E-Commerce Brasil

Como otimizar seu site para geração de leads

Gerando leads você tem maior visibilidade na internet, constrói um banco de dados confiável e pode estabelecer um relacionamento diferenciado com seus clientes, ofertando exclusividade e personalização baseados em um conhecimento aprofundado de quem é a pessoa do outro lado da tela. Mas como otimizar o seu site para gerar mais leads?

SEO

O Search Engine Optimization, ou apenas SEO, permite que você faça seu site da melhor forma para que ele seja visto pelos mecanismos de busca, colocando-o em melhores posições nas buscas orgânicas. Desde a programação do seu site, passando pelo código, títulos de páginas, textos institucionais, imagens, enfim, confluindo toda a comunicação do seu site para um mesmo objetivo, você obtém resultados surpreendentes na conversão de visitantes em leads, pois as pessoas te encontrarão com mais facilidade.

Design

Assim como a comunicação textual, a comunicação visual do seu site deve ser atrativa e agradável aos olhos do visitante, para que ele permaneça por mais tempo na sua página. Neste sentido, a escolha de cores, o aspecto mais limpo da página e saber trabalhar com os espaços em branco, criando harmonia, é essencial para a geração de leads. Quanto mais confortável o visitante se sentir na sua página, mais tempo ele permanecerá.

Chamadas

Crie chamadas que prendam a atenção do leitor assim que ele passar os olhos por elas, instigando a curiosidade e o interesse. Títulos como “10 maneiras de lavar o seu carro sem gastar água” ou “Tudo o que você precisa saber sobre marketing de conteúdo” costumam funcionar muito bem como chamariz para que o seu visitante clique na página e vá em busca de mais informações.

Conteúdo

Criar conteúdos otimizados e relevantes para o seu público é uma das estratégias que mais atraem leads para o seu site. O compartilhamento de conhecimento exclusivo faz com que as pessoas simpatizem com a sua página e assim compartilhem seus dados mais facilmente, como nome e e-mail. E-books, whitepapers, webinars e infográficos são alguns exemplos de conteúdos que você pode compartilhar com seus leads.

Palavras-chave

Palavras-chave que reflitam o seu negócio principal são fundamentais para que você gere mais leads no seu site. Elas funcionam como um chamariz para que os motores de busca entendam que a sua página é relevante para determinado tema, elevando seu posicionamento nas buscas orgânicas. Trabalhar palavras-chave em campanhas de Google Adwords também é uma boa opção para quem deseja investir em links patrocinados, os quais dão grandes retornos para a empresa.

Call to action

Colocar em pontos estratégicos do seu site um botão de “call to action”, ou chamada para a ação, faz com que os visitantes se sintam impelidos a clicar e contribuir com o seu site na troca de informações. Utilize os conteúdos exclusivos criados por você como moeda de troca, pedindo informações básicas em troca do material completo, por exemplo. Assim você constrói seu banco de dados e começa a criar relacionamentos duradouros com seus clientes.

Landing page

A landing page para a qual seu visitante é direcionado ao clicar no botão de call to action deve refletir o seu objetivo principal, trazendo informações sobre o que está sendo oferecido e o que o internauta terá que dar em troca. Você está oferecendo um e-book? Diga do que se trata, dê uma prévia do conteúdo e então peça que o visitante deixe seu e-mail para receber o material. Não esqueça de enviar um e-mail de agradecimento pelo download do e-book, demonstrando que você está atento às ações da sua audiência.

Botões de compartilhamento

Experiências únicas na internet geram pessoas satisfeitas, que compartilham suas ações nas redes sociais. Desta maneira, dê a oportunidade ao seu lead de compartilhar o seu material disponibilizando botões de compartilhamento em seu site. Aumenta sua visibilidade e reputação na rede, além, é claro, de gerar ainda mais leads para o seu site.