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Como gerar mais leads nas redes sociais?

Você sabia que 20% das empresas transferiram seus canais de comunicação tradicionais para as redes sociais e que 23% do tempo dos internautas é voltado para essas plataformas? Isso significa que as pessoas estão atentas ao que a sua marca publica nas redes sociais e, por isso, elas se transformaram, desde 2010, nas mais poderosas ferramentas de geração de leads para o meio corporativo. É a partir delas que as empresas constroem relacionamentos com os clientes, fomentando um contato pessoal, descontraído e de ajuda mútua.

Está começando um novo negócio ou deseja aprimorar o contato com os seus potenciais consumidores? Leia o nosso artigo e descubra como e por que gerar mais leads pelas redes sociais!

Escolha os canais adequados

Quando falamos em redes sociais, as primeiras plataformas que surgem em nossa mente são Facebook, o Twitter e o LinkedIn. De fato, são as mais conhecidas e populares e você deve estar nelas!

Mas você não pode se esquecer de que existem muitas outras redes sociais que podem trazer resultados surpreendentes na geração de leads para o seu negócio. É o caso do Instragram, do Pinterest e do Google+.

Para escolher a rede social mais adequada para a sua estratégia de marketing, você deve primeiramente conhecer o seu público: saber do que ele gosta, qual o seu comportamento na rede, quem são os seus formadores de opinião e onde eles estão. Isso requer uma capacidade enorme de ouvir as pessoas para compreender o que elas buscam nas redes sociais.

Saber quais são os objetivos de cada plataforma também é essencial, como no caso do LinkedIn, que tem o seu foco voltado para o networking e para a geração de negócios. Lá não é comum falar de outra coisa, portanto, você deve conhecer bem o perfil dos usuários dessa rede.

Forneça conteúdo consistente

O marketing de conteúdo é o maior aliado da geração de leads. É ele que atrai as pessoas!

Por isso, essa estratégia deve ser pensada para cada segmento de público que você tem. Não se esqueça que o conteúdo sempre deve ser relevante para o público, respondendo a um problema, a uma dúvida ou trazendo algo novo e pouco explorado.

Além disso, o conteúdo deve ser multimídia, ou seja, adaptado para a realidade de cada rede social. Um post que fale sobre estatísticas do marketing digital, por exemplo, pode ser ilustrado com uma imagem, o que é bastante comum, ou pode ser transformado em um infográfico e postado no Instagram, atingindo um nicho bem diferente dos usuários do Facebook.

Seja um especialista

Demonstrar que você sabe do que está falando, transmite credibilidade e confiança, gerando ainda mais leads! Conteúdo de qualidade é uma forma de demonstrar o seu conhecimento, mas também existem outras formas, como responder a dúvidas em tópicos de fóruns online ou criar tutoriais para um determinado processo. Não se esqueça de mencionar a sua experiência de mercado, pois a estratégia de geração de leads costuma resultar em muitos negócios fora da rede.

Crie diálogos

As redes sociais têm como objetivo primordial estabelecer uma relação mais pessoal entre as marcas e os seus clientes. Para ficar mais próximo de sua audiência, crie conversas na rede e peça a opinião das pessoas sobre um determinado assunto, buscando sempre oportunidades para ajudar. Ao deixar o diálogo sobre vendas de lado por um objetivo maior, você gera credibilidade e confiança por parte do internauta, encaminhando-o para o funil de vendas de maneira espontânea.

Esteja sempre acessível

Gerar leads é a principal forma de gerar engajamento, trabalhando a comunicação com as pessoas de maneira estratégica. Se você desaparece por longos períodos, as pessoas deixam de se relacionar com a sua marca! Portanto, forneça todas as possibilidades de contato que você tenha, seja e-mail, telefone, Whatsapp, hangouts ou SAC.