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Como escolher o carro-chefe de seu e-commerce

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Muitos empreendedores virtuais se sentem inseguros para escolher o produto que acabará por representar sua marca, como um carro-chefe para o seu negócio. Essa decisão depende de um estudo e de um planejamento detalhado, portanto é importante deixar preferências pessoais de lado, já que essa mercadoria definirá estratégias de vendas e funcionará como o elemento mais consistente de sua loja.

Em primeiro lugar, concentre-se em escolher apenas um produto para desempenhar essa função se você realmente quiser que ela seja bem executada. Um produto como carro-chefe demanda uma série de esforços de venda, como descrições, fotos de alta qualidade, conteúdo atraente, vídeos bem produzidos, campanhas em e-mail marketing, atualização de redes sociais, entre outros – e é por isso que é importante optar por um carro-chefe único, concentrando esforços e trabalhando com mais eficiência. Mas, enfim, como determinar qual será?

Considere o volume e peso dos produtos

Evite dificuldades no momento da armazenagem no estoque ou do envio descartando da escolha produtos muito grandes ou que ocupem muito espaço, que gerariam um frete maior (além de maiores gastos com embalagem e, consequentemente, aumento no valor final) e poderiam fazer com que o cliente desistisse da compra.

Produtos pequenos, por sua vez, necessitam de cuidados especiais, já que podem se perder ou se extraviar durante o processo de compra e entrega. Nesse caso, é interessante optar por embalagens que não caibam no bolso, com volume maior, para que não caia ou se perca. O produto mais leve também demanda um frete menor.

Opte por produtos com alto valor agregado

Produtos desse tipo aumentam o ticket médio do comprador, o que é bastante positivo. Outra vantagem, especial aos pequenos/médios empreendedores é poder competir no mercado pela qualidade e não pelo preço, que acaba fazendo com que apenas as grandes lojas ganhem.

Confira a concorrência

É indispensável verificar se as grandes lojas não estão vendendo o mesmo produto por um preço menor antes de escolher o seu carro-chefe. Em outras palavras, é necessário analisar sempre para saber se seu produto conseguirá ser competitivo no mercado.

Observe a frequência de compra

Outra estratégia interessante é escolher um produto que o comprador precise adquirir com certa frequência, como artigos de higiene, cosméticos etc. Trabalhando com esse estilo de produto, é possível elaborar estratégias e promoções específicas, fazendo com que seu produto chegue a novos consumidores e também atraindo consumidores para comprá-lo novamente.

Procure um diferencial

Seu produto precisa ser competitivo no mercado – e não somente pelo preço. Para escolher o carro-chefe de seu e-commerce, procure, primeiro, o diferencial de sua empresa, que está naquilo em que ela trabalha com qualidade e de forma única.

Ao encontrá-lo, combine com um produto que possa servir como referência para esse diferencial, conquistando consumidores e transmitindo-lhes confiança em relação aos serviços de sua marca. E você, já escolheu o carro-chefe de seu e-commerce? Tenha cautela, pois essa decisão é realmente importante para o seu negócio. Bom trabalho!