Como criar assuntos atraentes para aumentar a minha taxa de abertura?

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sexta-feira, 29 de novembro de 2013
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Como anda sua campanha de e-mail marketing? A estratégia tem tudo para ser um sucesso, desde que planejada da maneira certa. Alcançar uma alta taxa de abertura, de fato, depende de inúmeros fatores: um serviço de entrega eficiente, uma lista bem segmentada e a escolha de um horário interessante para envio das mensagens são alguns deles. Quando falamos desta ferramenta, contudo, um elemento especialmente importante vem à mente: o modo como o conteúdo é elaborado.

Um assunto de e-mail desinteressante já é o suficiente para fazer com que a sua campanha naufrague. Assuntos interessantes, concisos e que desertem a atenção do leitor, por outro lado, são grandes responsáveis pelos resultados positivos em sua campanha de e-mail marketing.

Quer saber como incrementar suas chamadas e aumentar suas taxas de abertura e conversão? Confira as dicas que selecionamos para te ajudar a criar assuntos infalíveis para sua estratégia!

Não tente “forçar” a abertura do e-mail

Frases como “abra e veja o que está esperando por você” e outras do gênero, que tentam convencer o leitor a visualizar o conteúdo, não são eficientes e geram, ainda, certa antipatia. Um assunto de e-mail deve contar, em poucas palavras,  do quê se trata a mensagem, e não tentar vender “de cara” o que há ali.  Assuntos que tentam persuadir de maneira direta acabam sendo confundidos com spam e perdem a eficácia. A dica é dizer de maneira clara qual é o conteúdo. Se interessar ao leitor, ele certamente abrirá a mensagem para conferir por si mesmo.

Tenha o interesse dos seus destinatários em mente

As pessoas recebem dezenas de e-mails por dia. Por isso, você deve assegurar que sua mensagem, em específico, se destaque entre todas as outras. Para uma campanha bem-sucedida, é preciso ter o interesse dos seus destinatários em mente: afinal de contas, são eles que decidem se vão ou não abrir seu e-mail. Neste sentido, o modo mais eficiente para elaborar um assunto cativante é se colocar no lugar dos leitores. Que tipo de assuntp te faria descartar um e-mail imediatamente? O que mais te atrairia? Criar um bom assunto pode ser desafiador, porque há um limite para o tamanho do texto. Ainda assim, é possível: poucas palavras bem escritas são suficientes para despertar o desejo de ler mais.

Evite usar palavras e expressões negativas para os anti-spam

Alguns assuntos são verdadeiros “espanta-leitores”. Outros pecam por terem expressões já identificadas como comuns entre os spammers e acabam filtrados pelos provedores de e-mail. Expressões como “promoção imperdível”, “grande oportunidade”, “clique aqui” e “ganhe dinheiro”, ainda que elaboradas na melhor das intenções, despertam suspeita de spam e são frequentemente descartadas pelos leitores. Fique atento! Para conhecer outras palavras que devem ser evitadas, confira o nosso manual.

Crie um teaser do conteúdo do e-mail

É importante que você seja breve e objetivo, o que não descarta a possibilidade de criar algo instigante. Uma boa técnica é oferecer ao leitor, logo no assunto do e-mail, uma espécie de teaser do que está por vir no conteúdo que segue. Um assunto como “5 mitos sobre blogs que você precisa conhecer” tem impacto e desperta curiosidade na medida certa.

Se o conteúdo em questão se tratar de uma newsletter, por exemplo, utilizar uma frase genérica como “Newsletter empresa X, mês tal”, provocará um interesse mínimo no leitor – e ainda despertará suspeita de spam. Neste caso, uma sugestão é utilizar um dos conteúdos mais chamativos do boletim como o assunto principal. Deste modo, você consegue criar expectativa em relação a newsletter como um todo e ainda evita um assunto muito burocrático e sem atrativos.

Faça testes

A melhor forma de descobrir que tipo de assunto gera uma maior taxa de abertura é mesmo testando na prática. Envie diferentes assuntos para sua lista de contatos e vá analisando qual funciona melhor, atentando sempre para os aspectos positivos e negativos dos seus títulos. Ainda que os resultados da sua estratégia sejam satisfatórios, continuar a buscar o aprimoramento é essencial.

As melhores plataformas oferecem o recurso de teste AB para que você conheça, não apenas o melhor assunto, mas o melhor e-mail remetente e até o melhor conteúdo. Veja nosso post sobre teste AB.

Outra dica interessante é criar diversos tipos de chamadas, enviar o conteúdo para o seu próprio e-mail e analisar, de um ponto de vista semelhante ao do leitor, como suas mensagens são visualizadas na caixa de entrada.

A formulação de um assunto de e-mail atraente, que realmente consiga atrair a atenção do destinatário é um elemento indispensável para uma boa taxa de abertura. Gostou das dicas? Se tiver mais sugestões ou quiser compartilhar sua opinião ou experiência conosco, deixe seu comentário!

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