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Como aumentar a entregabilidade e a reputação do seu email

A primeira coisa é respeitar as regras básicas e seguir as boas práticas de base, como por exemplo:

  • Higienização da base: tratar Hard Bounce, Soft Bounce e reclamações;
    • Reclamações: através de Feed Back Loops, quando for possível, ou através das respostas diretas dos membros;
    • Soft Bounce: analisar a categoria dos Soft Bounces e tratar o que for preciso, como por exemplo: “caixa cheia” e “inatividade por 6 meses”. Este último pode servir de Spam Trap para os ISPs.
  • Facilitar o processo de descadastro para evitar reclamações (a visualização do link de decadastrar em cima ajuda muito);
  • Tratar os emails enviados para abuse@suaempresa.com.br;
  • Corrigir e respeitar as regras de HTML;
  • Enviar sua comunicação em Multipart (uma versão HTML e uma versão TEXT);
  • Evitar os assuntos com muitos caracteres especiais, palavras SPAM e caixa alta;
  • Personalização do assunto e do email (cuidado com a personalização do assunto);

Hoje a interatividade dos membros é muito importante para os ISPs. Quanto mais pessoas interagem em um ISP específico, mais ele considera seu e-mail como interessante, e a consequência disso é uma taxa de entrega maior. Para fazer isso, existem várias estratégias. Aqui eu vou citar alguns pontos que podem se aplicar em qualquer tipo de negócio:

  • Realizar teste A/B a cada mensagem enviada. O Teste tem que ocorrer, no pior dos casos, 24 horas antes do envio geral da sua comunicação. Assim você terá dados suficiente para poder escolher o assunto vencedor;
  • Realizar mensalmente teste de Layout;
  • Tratamento de Ativo e Inativo:
    • Você não deve tratar uma pessoa que compra ou abre seu email todos os dias como uma pessoa que nunca comprou ou abriu seu email;
    • Definir a noção de inativos, como por exemplo: um inativo é uma pessoa que não interage com meu email há mais de 30 dias;
    • O Remetente tem que ser diferente para os ativos e inativos;
    • Definir a regra de transferência de inativo para ativo;
      • A regra básica seria: quem abre ou clica passa para Ativo. Esta estratégia causa grande problema de entregabiliade e reputação para os Inativos. É preciso criar uma interatividade. Uma estratégia mais avançada seria: o membro abriu/clicou no mínimo 4 vezes nas últimas 10 campanhas.
    • Criar um ciclo de reativação para os inativos;
  • Email de boas vindas com um Call to Action: se juntamos isso com uma boa comunicação na hora do cadastro, pode ser muito útil. O importante é fazer o novo membro abrir e clicar no email (oferecer incentivo etc….). Se o membro abrir um primeiro email enviado e clicar nele, o ISP interpretará seu e-mail como “interessante” para este membro e a tendência será a de entregar os outros em Inbox para ver o comportamento deste email;
  • Pesquisa de qualificação: quanto mais informações você tem, mais você pode personalizar;
  • Segmentação demográfica;
  • Segmentação Comportamental;
    • Conteúdo em função dos interesses;
    • Conteúdo em função das compras já realizadas;
    • Conteúdo em função da navegação no site.

Isso é somente um exemplo, existem muitas estratégias diferentes para aumentar sua entregabilidade.