Logo E-Commerce Brasil

Comércio eletrônico é uma realidade e está disponível para todos

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Por Dov Bigio, gerente de SaaS da Locaweb

O mercado eletrônico é mais do que uma tendência, tornou-se uma realidade e de crescimento incontrolável. Segundo um levantamento do Ibope Nielsen Online, o Brasil é o quinto maior país do mundo em usuários de internet, com 73,7 milhões de internautas.

A projeção de crescimento do faturamento por compras online é de 270% em relação a 2010, segundo a 23ª edição do Relatório Webshoppers. No ano de 2010, foram movimentados quase R$ 900 bilhões no mundo, segundo estudo feito pelo JP Morgan. No Brasil, o comércio eletrônico brasileiro atingiu R$ 14,8 bilhões no ano passado, crescimento de 40% sobre o ano anterior, segundo a consultoria e-Bit.

De acordo com as previsões do Goldman Sachs, em 2013, o comércio eletrônico vai movimentar R$ 1,64 trilhão no mundo. O crescimento desse mercado deve ser atribuído, dentre outros fatores, ao aumento do acesso da classe média à internet. No primeiro semestre de 2011, o Brasil registrou 27,4 milhões de e-consumidores.

É, sem dúvida, um cenário positivo para quem tem interesse em ingressar nesse mercado. Inclusive, isso é viável mesmo para quem não tem nenhum conhecimento técnico e não pode investir altas quantias de dinheiro no desenvolvimento, e ainda assim deseja montar seu negócio virtual.

Muitos empreendedores que optam por iniciar tudo do zero acabam desistindo ao se deparar com a quantidade de variáveis e preocupações que precisam considerar: desenvolvimento do site e do sistema de comércio eletrônico, definição do layout do site, hospedagem e meios de pagamentos que deverão ser aceitos na loja. Além do trabalho que essas questões podem dar, resolver tudo pode sair bem caro e demorado.

Por isso, e para quem não deseja perder tempo, existem hoje soluções de loja pronta, que oferecem a um baixo custo a tranquilidade de não precisar se preocupar com todas essas questões e ainda poder começar a operar em menos de 24 horas.

As lojas prontas são hoje uma excelente opção para quem quer investir no mercado virtual e procura fazer isso de modo que não precise se preocupar com todos os detalhes técnicos, de hospedagem e funcionalidades desse sistema. A opção, além de ótimo custo-benefício, permite que o empreendedor inicie suas atividades de modo muito rápido, já que a loja poderá estar ativa em um dia.

A evolução traz consigo o crescimento de detalhes tecnológicos, mas carrega junto com esse mundo de informações as facilidades e as oportunidades para quem – mesmo sem ter o conhecimento técnico – sabe que o mercado virtual cresce sem freios e é uma excelente opção para quem quer investir e ter sua própria loja virtual.

***

Todos os direitos reservados. Não é permitida a publicação parcial ou total.