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Cinco dicas para aumentar a conversão do e-commerce e melhorar a experiência do usuário neste natal

Por: Alexandre Soncini

é formado em engenharia de computadores pela FEI e pós-graduado em gestão de projetos - enfâse PMI pelo IBTA, Alexandre é diretor de vendas e marketing da VTEX, com mais de 10 anos de experiência na área de internet e comércio eletrônico, foi sócio-fundador da WX7 que foi adquirida pela VTEX. Reliza diversas palestras por todo Brasil nos principais eventos de comércio eletrônico, em 2012 palestrou em eventos na Argentina e no Chile e ministra aula em faculdades e escolas especializadas.

Todos os dias surgem novas lojas virtuais, de todos os segmentos e fazendo grandes investimentos para se destacarem no mercado. Diante desse ambiente competitivo, o investimento em ações para uma melhor experiência do usuário torna-se essencial para garantir boas vendas online.

Confira algumas dias para potencializar a taxa de conversão do seu e-commerce nesse natal:

Dispositivos móveis: O número de pessoas que fazem compras em tablets ou smartphones cresce substancialmente. Adaptar o site para navegação em dispositivos móveis é essencial para uma melhor navegação e desempenho. Procure capturar rapidamente o contato de e-mail ou telefone do consumidor para recuperar a venda caso aconteça alguma instabilidade.

Buscas: Invista na caixa de busca do seu e-commerce. O tamanho e a posição da barra no site fazem toda a diferença. Se necessário, faça um teste com diferentes modelos e descubra a que terá mais sucesso com o público da loja virtual.

E-mail Marketing: O e-mail marketing é uma das ferramentas mais ponderosas para conversão no e-commerce. Escolha uma boa plataforma de disparo, invista em um assunto que atraia a atenção do usuário, mas sem usar palavras que possam parecer spam, como “clique aqui”, “promoção”, “ganhe dinheiro”, “imperdível”, entre outras.

Trade Marketing: Alterne os preços e produtos de acordo com o canal, buscadores, redes sociais, e-mail e comparadores de preço, para maximizar o sucesso das campanhas.

Omni-Channel: Os consumidores atuais não escolhem mais apenas um canal de compra, eles utilizam o lugar que for mais conveniente no momento. É importante o varejista investir em canais diferentes e trabalhar de forma interligada, oferecendo a melhor experiência para o usuário.