Logo E-Commerce Brasil

Calculando o frete grátis

Por: Marcelo Goberto de Azevedo

Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Escritor e redator do Mundo E-commerce. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Com certeza você deve estar achando que o título desse artigo está errado, porque se o frete é grátis, como assim ele deve ser calculado? A verdade é que o frete até pode ser grátis para o consumidor, porém alguém terá que arcar com o pagamento do transporte feito. É desse cálculo que eu estou falando.

Primeiramente, devemos definir um grupo de locais que receberão a oferta do frete gratuito. Recomendo que seja definida uma região macro com o maior número de vendas nos últimos seis meses (ou menos, caso não exista tal período, ou faça por amostragem de estatisticass gerais ligadas ao seu tipo de produto). Com isso, você chegará a alguns números médios mensais, como total de pedidos, peso e ticket do pedido.

Depois, faça simulações utilizando as principais formas de entregas. Comumente são utilizados os serviços dos Correios, porém recomendando que outros fornecedores sejam consultados: se considerarmos uma demanda considerável, principalmente por ser um trabalho com uma região definida, é possível conseguir preços melhores com uma boa parceria.

Para garantir um estudo mais fiel, compare os números obtidos com o melhor fornecedor de entrega escolhido com os números da sumarização dos fretes do estudo levantado. O novo número não pode ser maior que o atual, caso isso aconteça, você deve rever o estudo.

Esse valor total para efetuar o número médio de entregas dos pedidos dentro de um período mensal será o valor que você deverá absorver de alguma maneira para ofertar o frete grátis. É possível amortizar esse valor de algumas maneiras:

  • No preço dos produtos: você saberá quais são os produtos mais vendidos no período estudado. Se o preço do produto for competitivo, você poderá aumentar o valor e recuperar aí uma boa parte do frete.
  • No aumento do número de pedidos: após um mês de prática de “Frete Grátis” será possível analisar o número no aumento de vendas e apurar o lucro obtido com isso. É deste valor que deverá ser abatido o valor subsidiado do frete, sendo o saldo positivo, a campanha foi um sucesso;
  • Redução de Custo da Operação: analisar toda a sua cadeia operacional para encontrar possíveis gastos desnecessários e efetuar um corte, substituindo esse custo pelo valor do frete grátis do período.

Só não podemos esquecer que, além de oferecer o “Frete Grátis”, devemos dar a opção de outras formas de entregas mais rápidas, com pagamento por parte do consumidor, isso é respeitar a sua decisão.

E claro, “Frete Grátis” não é sinônimo de serviço mal executado ou de segunda mão, é importante que a qualidade do serviço seja tão boa quanto se o consumidor estivesse pagando pelo transporte. Até porque, no final das contas, ele está pagando, indiretamente.