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A Black Friday vem aí. Já sabe qual vai ser sua estratégia?

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

O Brasil entra na onda do maior evento de descontos e queimas de estoque do mundo, e no dia 28 de novembro realiza a quinta edição do Black Friday Brasil, que movimentou R$ 700 milhões nas 24 horas de compras em 2013.

As pessoas costumam esperar meses para aproveitar as promoções dos produtos que desejam comprar e uma boa parte dos consumidores aproveita para adiantar suas compras de Natal. Com até 75% de desconto, a Black Friday promete preços baixos em diversas categorias de produtos. As principais são: eletrônicos, artigos de informática, eletrodomésticos, roupas e acessórios.

Para os lojistas, essa é uma mega oportunidade de captar mais clientes e ir além ao oferecer um bom atendimento, fidelizar os novos fregueses e ainda aumentar consideravelmente seus lucros.
Mas como se preparar para aproveitar a data ao máximo?

O primeiro passo é avaliar a capacidade técnica de sua plataforma. Se prepare para um considerável aumento de fluxo de visitantes em sua loja. Seu servidor é peça chave – se ele não suportar o aumento de fluxo, toda a sua estratégia terá sido em vão, já que sua loja sairá do ar ou então a conexão ficará lenta, inviabilizando a compra e gerando insatisfação nos clientes. Evite a perda de boas vendas por conta de falhas sistêmicas.

Cuide de seu estoque! Avalie os produtos disponíveis e alinhe-os com suas promoções. Pense se é necessário um aporte extra em alguns produtos que serão promovidos na data e cuide para que o sistema dê baixa automaticamente no produto esgotado. Nada pior do que vender e não conseguir entregar!

Planeje previamente os meios logísticos para a entrega dos produtos vendidos, se preciso for. Proponha prazos de entrega que possam ser cumpridos com segurança. Caso seja necessário, estenda o período de entrega para os produtos na promoção, mas nem pensar em perder o prazo. Lembre-se de que você estará lidando com uma série de novos clientes e causar uma boa impressão para fidelizá-los é essencial. Uma das principais reclamações dos clientes durante a Black Friday é justamente o atraso no prazo de entrega.

Estrutura pronta, agora você precisa fazer com que suas promoções cheguem até seu público-alvo. Crie ações criativas que se destaquem das outras lojas, combine produtos, sorteie brindes e aproveite esta festa de descontos para lucrar, conquistar e fidelizar novos clientes. Ações em redes sociais, links patrocinados, comparadores de preços e também o envio de E-mail Marketing para os seus clientes são alternativas. Para nichos mais descontraídos, pense também em ações com vídeos.

Por fim, ofereça descontos honestos e transmita credibilidade! Seja uma loja consciente e confiável. Essa é melhor forma de manter e criar um ótimo relacionamento com seus clientes, fazer com que voltem a comprar e divulguem sua loja. Ainda dá tempo de se planejar e aproveitar o melhor da data. Agora, mãos à obra com o planejamento e boas vendas!