O fundamento de qualquer programa de e-mail marketing começa com a saúde de seu banco de dados. Uma boa estratégia de envios e um banco de dados saudável geram alta entregabilidade e melhor engajamento do cliente. Como você sabe que seu banco de dados é saudável? Aqui estão alguns indicadores:
Qual é a sua taxa de crescimento? Ao longo do tempo, você está ganhando mais assinantes do que perdendo? Em média, as empresas perdem cerca de 30% dos seus assinantes totais, por ano, devido a endereços de e-mail inexistentes e descadastros.
Qual é a sua taxa de bounces? sua taxa de bounces é inferior a 5% ? O padrão da indústria é uma taxa de 1%, qualquer índice superior a 5% é motivo de preocupação.
Melhores práticas? você está seguindo as melhores práticas de manutenção do banco de dados através da remoção de e-mails ruins, por exemplo, endereço “Spam@”, “postmaster@”, “abuse@”, etc, remoção imediata de hardbounces e de queixas por spam?
A sazonalidade é outro fator a considerar. Se o seu negócio é sazonal, seu banco de dados também é. O acompanhamento regular pode ajudar você a identificar como a sazonalidade afeta o crescimento do banco de dados.
É fácil perceber as tendências sazonais se a captação de endereços de email estão mais altas ou se você está perdendo mais assinantes do que o habitual. Isto é mais evidente ainda no varejo.
- Bases de dados tendem a seguir padrões de compra dos consumidores.
- Você pode captar mais assinantes que o habitual nos preparativos para eventos principais como volta às aulas ou férias, quando os clientes estão à procura de descontos.
- Como regra geral, há sempre mais pedidos de descadastro após esses eventos.
Aproveite o momento da “alta temporada” de cadastros para aumentar seu banco de dados de forma saudável:
- Retenha os bons endereços de email: implemente uma campanha agressiva de retenção para manter os assinantes engajados não somente durante o período sazonal, mas também após o término dessa etapa: capte a atenção dos assinantes com conteúdo relevante e recompensas para mantê-los interessados.
- Limpe os endereços de e-mail ruins: aumente a freqüência de remoção de endereços prejudiciais como Spam@, etc.
Ao tomar essas medidas, as empresas podem alimentar o ciclo de vida do assinante sazonal durante todo o ano. Então você pode dar um passo além, implementando as melhores práticas a seguir para reter mais assinantes e gerar forte engajamento:
- Inclua uma mensagem de boas vindas;
- Recompense o engajamento durante o ciclo de vida: o que o assinante ganha para abrir e clicar em seus e-mails? Descontos? Informações de novos produtos?
- Esteja ciente do fim do ciclo de vida, quando o engajamento começa a desaparecer: envie campanhas de incentivo quando os assinantes diminuírem ou pararem de se envolver com a sua marca.
- Identifique a sazonalidade do seu banco de dados e mantenha as melhores práticas para ajudar a manter seus assinantes envolvidos a longo prazo, garantindo que você tenha um banco de dados saudável para a próxima campanha de um feriado importante.