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Assinatura de produtos no e-commerce

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Uma nova tendência no mundo do e-commerce é a venda de produtos por assinatura. Esse modelo de negócios, apesar de muito antigo – tendo começado com revistas e jornais – ganhou uma energia renovada com o crescimento do comércio eletrônico. Trata-se de uma modalidade praticamente sem pontos negativos e que deve ser seriamente considerada por qualquer lojista.

Pense em algum item que você compra rotineiramente. Agora, considere como seria conveniente poder sempre recebê-lo no conforto da sua casa, com o pagamento automaticamente debitado da sua conta. Você nunca mais precisaria se preocupar em ficar sem aquele produto à disposição por não ter planejado a sua compra antecipadamente e nem mesmo em sair de casa para comprá-lo. Com certeza parece uma situação muito positiva para todos os envolvidos. Se isso já era uma realidade para publicações impressas, o comércio eletrônico trouxe uma gama muito maior de produtos e serviços disponíveis nessas condições.

Alguns exemplos internacionais de produtos inesperados dessa modalidade:

– Amazon Prime: Serviço de entrega do gigante do varejo Amazon, melhorado em todos os sentidos.

– Toys4Tails: Um brinquedo canino por mês. O brinquedo é apropriadamente escolhido para o tamanho e porte de cada cachorro.

– ShoeDazzle: Sapatos e acessórios femininos sugeridos de acordo com o estilo da cliente. Oferece a opção de se “pular” a sugestão do mês.

– Audible: Audio books (livros em formato sonoro). Se paga mensalmente por créditos que são usados para adquirir os livros.

– PetFlow: Comida para animais de estimação.

– Doorstep Dairy: Produtos laticínios, ovos e café entregues em casa por estruturas de pagamento flexíveis.

No Brasil também há exemplos de comércios eletrônicos que surpreendem pela originalidade na área de produtos vendidos por assinatura:

– Sociedade da Mesa: Clube de vinhos que faz uma curadoria de produtos e os envia para os membros, permitindo que eles conheçam diversos tipos de vinho do mundo inteiro.

– Shoes4You: Mesmo modelo de negócios da ShoeDazzle

– Glossybox: Envia uma caixa com 4 a 6 amostras e miniaturas de produtos cosméticos por mês.

As vantagens desse modelo de negócio são muitas. Em primeiro lugar, anula-se o maior problema do varejo, que é a preocupação com o retorno dos clientes, já que compras repetidas são parte definidora do processo. Como já se tem uma ideia do caixa que entrará todo mês, fica muito mais fácil gerenciar os estoques, ajustando gastos e espaço físico a um ideal que é praticamente impossível para negócios tradicionais. Trata-se de uma relação comercial benéfica para todos os envolvidos.

O fundador da ShoeDazzle, Brian Lee, diz: “Eu acredito que os modelos de assinatura funcionam melhor em dois casos: Quando o produto é uma necessidade ou quando é uma paixão absoluta. Isso para de fazer sentido quando você tenta fazer algo tipo um ‘clube de três meses’, que não se encaixa em nenhuma das duas categorias”.

Pense nisso e considere as possibilidades da assinatura de produtos para a sua loja. Você só tem a ganhar!