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Aprenda como mensurar o ROI em suas campanhas de email marketing

Calcular o retorno sobre o investimento (ROI) é uma medida fundamental para acompanhar a eficácia de qualquer campanha de marketing. Afinal de contas, esse tipo de investida não acontece gratuitamente, então é preciso saber se ela realmente está gerando resultados que justifiquem os custos.

Apesar de sabermos que o email marketing é, atualmente, uma das estratégias mais eficazes para melhorar as taxas de conversão de uma empresa,  a verificação do ROI ainda é fundamental.

Não há como melhorar os resultados, otimizar a estratégia e até mesmo reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) se não for realizado um acompanhamento rigoroso, para saber se o investimento realmente está valendo a pena.

Por esse motivo, hoje você conhecerá a melhor maneira de calcular o retorno sobre o investimento realizado em suas campanhas de email marketing. Confira a seguir!

Lucro bruto: O primeiro cálculo

Calcular o ROI requer, basicamente, que sejam realizados dois cálculos diferentes. O primeiro deles medirá o resultado efetivo conseguido através dos seus investimentos nas campanhas de email marketing.

Vamos supor, por exemplo, que você trabalhe com a venda de camisetas personalizadas e que cada unidade custe para o consumidor, em média, R$ 100,00. Nesse exemplo, deve-se considerar também que o custo das mercadorias vendidas para a empresa, seja produção ou compra por meio de um fornecedor, é de R$ 40,00 para a empresa.

Levando em conta que todos os gastos com a terceirização do serviço em email marketing é de R$ 1.000,00, e que 100 itens foram vendidos com a estratégia, o resultado do cálculo será:

100 x 40 = 4.000 (CMV) + 1.000 (Email marketing) = R$ 5.000 (custo total)

100 x 100 = 10.000 (Receita Bruta) – 5.000 (custo total) = R$ 5.000

Ou seja, ao adotar a estratégia de email marketing, sua empresa conseguiu gerar um lucro bruto de R$ 5.000! Mas não para por aí, ainda é preciso calcular o ROI da campanha,conforme você verá a seguir!

ROI: Uma fórmula simples e necessária

Ao considerar o exemplo citado anteriormente, já é possível considerar que a campanha de email marketing teve sucesso. Contudo, isso ainda não é o suficiente. É preciso avaliar se o ROI foi satisfatório. Para chegar a essa conclusão, você deve fazer um benchmarking e descobrir qual retorno esse tipo de iniciativa traz para outras empresas do mesmo setor que o seu, usando como base a fórmula que logo a seguir:

(Receita – Custo) / Custo x 100

No exemplo:

10.000 – 5.000 / 5.000 x 100 = 100%

Ou seja, no caso ilustrado, foi possível obter 100% de retorno: uma excelente margem para qualquer tipo de empresa que aposte no desenvolvimento de ações em email marketing!

Apoio especializado: Garantindo resultados

Por fim, é importante ressaltar que dificilmente uma campanha será bem avaliada se usarmos apenas o critério do ROI. Contar com uma ferramenta tecnológica especializada para os disparos, que preze pelas boas práticas contribuindo para que as mensagens de sua empresa sejam entregues aos consumidores, é uma medida fundamental para acompanhar se o resultado das ações estão de acordo com os objetivos propostos. 

Além disso, ela contribui para utilizar que outros itens sejam utilizados na avaliação da estratégia, contribuindo para a otimização e redução de custo das campanhas.

Você tem mensurado o retorno do seu investimento em email marketing? Possui alguma dúvida sobre como elevar este ROI? Aproveite os comentários abaixo para compartilhá-las!