Logo E-Commerce Brasil

Adquirente de pagamento no comércio eletrônico: como funciona

Para finalizar a sequência dos três artigos sobre meios de pagamento, vamos falar sobre adquirente de pagamentos no comércio eletrônico. Depois de entender melhor os outros meios, esse é o de mais fácil compreensão. O adquirente é a máquina de cartão dentro do e-commerce, esse faz a conexão entre as bandeiras e o cartão, entre o banco do cliente e a conta, ou seja é a operadora de cartão.

Faz a conexão entre o banco e o cliente, ou seja, a cobrança é feita pela porcentagem de venda. Realiza o processo desde a autorização do banco até o pagamento para a loja de comércio eletrônico, devido a isso, são simples na aprovação. O credenciamento é realizado direto com o adquirente, não tem nenhuma empresa intermediando nisso, você vai se credenciar diretamente com a empresa e não com o gateway ou intermediador.

Mas, para isso é necessário um maior investimento. Quem tem o contato com os adquirentes no caso do intermediador, é o intermediador. Caso eu queira o adquirente, é necessário fazer toda a documentação, seguir regras de segurança. Esse, é recomendado para lojas maiores e já consolidadas, pois o investimento é maior e é paga uma taxa por transação.

No caso do adquirente, o cliente não sai da sua loja, ou seja, isso aumenta a sua conversão caso sua loja seja grande. Com o contrato, vem as responsabilidades, como por exemplo, a contratação de serviços de segurança e anti fraude são necessários. Caso contrário, quem vai lidar com os problemas é o e-commerce.

Para contratação do adquirente, é recomendável que seu e-commerce já esteja solidificado. Caso você tenha uma loja virtual no início, não é o que aconselhamos. É preciso analisar também, se sua plataforma permite a integração de um adquirente.

Para facilitar o recebimento, quando o cliente fornece os dados do cartão, automaticamente o adquirente verifica se existe saldo disponível na conta. Além disso, os bancos conseguem adiantar o pagamento, ou seja, você não precisa mais terceirizar esse produto.

Como no gateway, o adquirente não inclui serviços de antifraude e certificado digital SSL, que são necessários para que uma loja funcione com segurança e tranquilidade tanto para o dono do e-commerce quanto para o consumidor. No caso do SSL, esse é obrigatório, portanto esse custo precisa constar no seu orçamento.

Para a escolha do meio de pagamento é necessário uma serie de precauções e aspectos a serem analisados, principalmente por ser o local onde há mais abandono de carrinho. Falamos um pouco sobre cada meio de pagamento, assim você poderá escolher com tranquilidade qual prefere utilizar no seu e-commerce.

Cada meio de pagamento é bem especifico e recomendado para diferentes fases do seu e-commerce. E a parte essencial na decisão de compra do seu cliente, por isso, é necessário que analise com cautela qual é melhor para a fase que seu e-commerce se encontra.

Na próxima série de artigos, vamos falar sobre segurança, que é o primeiro aspecto mais importante dentro de um e-commerce, sem esse o consumidor não terá confiança e sua loja virtual não terá credibilidade.

Veja outros artigos da série:

Intermediador de pagamentos no e-commerce: como funciona?

Gateway de pagamentos: como funciona?