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4 Maneiras de gerar mais leads

Os leads são contatos de potenciais clientes para o seu negócio. Eles se identificam com o seu produto ou serviço através de uma oferta de valor e, por isso, deixam um contato para que seja possível conhecer mais a fundo as soluções prestadas por sua empresa. Por isso, são de extrema importância.

Através de um processo de qualificação, é possível identificar quais são os leads qualificados para uma tratativa comercial ou mesmo aqueles que não estão preparados para a sua oferta, mas que podem ser educados para uma negociação em um futuro próximo. Nesse sentido, o uso do e-mail marketing é bastante indicado. Isso porque além de estreitar o contato com estes potenciais consumidores, através de uma ferramenta de marketing direto, ele reduz consideravelmente os custos gerados pelas tradicionais ações de vendas – como reuniões presenciais, ligações, valor-hora dos vendedores, dentre outros. Afinal, este contato apenas é aprofundado quando os leads estão realmente preparados para as negociações.

Contudo, para chegar a esta fase, é preciso que você invista na geração destes contatos para incrementar a sua base. Confira quatro maneiras para conseguir mais leads!

1- Produza eBooks e Whitepapers

Tanto os eBooks quanto os Whitepapers são materiais ricos, em formato de texto, que têm como propósito sua distribuição gratuita em troca do cadastro de seus potenciais clientes. O importante nesta estratégia é ter uma landing page para a captura destes dados e para disponibilizar o material, além de um conteúdo relevante, de qualidade, que agregue conhecimento ao seu público-alvo e valor à sua marca.

2- Organize webinários, palestras e cursos

As apresentações de um modo geral, sejam elas on ou offline, são excelentes oportunidades para gerar leads. Geralmente, nesses casos, ele vêm como inscrição para participação. Para uma maior assertividade da estratégia, o conteúdo é também quem mada. Por isso, lembre-se sempre de desenvolvê-lo pensando em quem importa para a sua empresa: o cliente no perfil ideal!

3- Disponibilize versões trial

Uma estratégia bastante indicada e eficiente para empresas de tecnologia em geral, é a disponibilização de versões trial por período predeterminado mediante cadastro. Nessa ação você ainda conta com a vantagem de proporcionar uma experiência com o seu produto ou serviço, o que pode gerar a venda até mesmo sem esforços de seu comercial. Basta que seu modelo de negócios permita a assinatura automática caso seja a opção de seu cliente. Em todo caso, mesmo que não haja a conversão imediata, os dados deles podem ser utilizados para a nutrição destes leads até que ele esteja preparado para a compra.

4- Forneça descontos

Para negócios B2C (Business to Consumer), os descontos são uma estratégia bastante eficiente. Afinal, apenas reivindicará o benefício quem almeja, em algum momento, adquirir algum produto ofertado por sua empresa. Em troca do desconto, é claro, o seu lead deixa o e-mail para contato.

A estratégia não exclui o modelo B2B (Business to Business), mas é menos utilizada devido a efetividade e benefícios gerados pelas demais opções.

Há outras opções bastante eficientes, como a geração de materiais ricos diferenciados –como infográficos, conteúdo exclusivo, planilhas de apoio para a execução de tarefas, etc-, conteúdo em vídeo, desenvolvimento de softwares de apoio em determinada atividade, inscrições em newsletter, diagnósticos ou consultorias, dentre outros. O que você deve levar em consideração para a escolha da melhor opção para o seu negócio é o perfil de seu cliente, recursos e facilidades para o seu negócio.

Não se esqueça que os resultados estão atrelados ao valor da oferta para o seu potencial consumidor. Por isso, antes de definir como executá-la, que tipo de conteúdo abordar ou a opção mais indicada, estude a fundo quem você pretende atingir com a tática.

E você, o que faz para gerar leads para a sua empresa?