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4 dicas para manter suas listas de e-mail organizadas

Que o e-mail é parte imprescindível de toda estratégia de marketing que se preze você já sabe. O que você talvez ainda não saiba é como extrair todo o potencial desta incrível ferramenta e garantir o retorno esperado de suas campanhas. Já abordei algumas das principais estratégias para aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas. Outra maneira de alavancar os resultados e aumentar a eficiência dos seus e-mails é gerenciando corretamente seu mailing.

Se você tem investido todos os seus esforços em fazer sua lista de e-mails crescer, saiba que só isso não é suficiente. Ter uma lista com e-mails “quentes”, ou seja, válidos, obtidos de forma honesta, e respeitar pedidos de retirada da lista são algumas atitudes imprescindíveis para ter uma lista de qualidade. Para saber mais sobre isso, veja abaixo 4 dicas para manter suas listas de e-mail organizadas.

1 – Não compre listas

A dica número um para quem busca um mailing organizado e de qualidade é nunca comprar listas. Isso porque, além de desrespeitar totalmente o código de autorregulamentação do e-mail marketing, você certamente terá em mãos inúmeros endereços falsos, inválidos ou desativados. E, acredite: o envio para esses endereços pode enquadrá-lo na categoria de SPAMMER, o que prejudicará todas as suas campanhas, já que elas sequer chegarão à caixa de entrada dos seus contatos.

Uma lista construída honestamente, com contatos adquiridos de forma espontânea, é sinônimo de altas taxas de entregabilidade e, consequentemente, de conversão.

2 – Monte sua lista com base no Double Opt In

Já dissemos aqui no blog que o Opt In consiste em uma autorização pessoal para o recebimento dos e-mails da sua empresa. São aqueles endereços que entram para sua lista através da assinatura da newsletter dentro site ou mesmo quando um visitante preenche um cadastro para realizar uma compra ou baixar um material exclusivo. Porém, apesar de esta ser uma forma inteligente de estruturação de um mailing, existe uma opção ainda mais eficiente, em termos de obtenção de e-mails válidos: o Double Opt In.

Neste caso, todos os endereços espontaneamente doados são confirmados. Isso mesmo, a pessoa que se cadastrar receberá uma mensagem de confirmação da autorização de envio, uma forma de garantir que aquele e-mail é válido e pertence realmente àquela pessoa, excluindo possíveis fakes.

Apesar de ser um critério rígido, ele evita que a taxa de rejeição ou porcentagem de mensagens que retornam ao seu servidor (por erro ou inexistência do endereço) cresça.

3 – Segmente seus contatos

A segmentação é importante para a eficiência do e-mail marketing em diversos aspectos. E, para o gerenciamento do mailing, isso não é diferente. Lembre-se de que uma lista eficiente é também aquela que possui as menores taxas possíveis de cancelamento de inscrição, e isso está diretamente relacionado com a sua capacidade de enviar de materiais relevantes para sua lista, possível através da segmentação.

Entender o perfil e as preferências das pessoas que compõem seu mailing é a única forma de elaborar conteúdo realmente interessante para essas pessoas. Ter uma lista estruturada com base no Double Opt In não garante que ela continuará crescendo. Isso depende mais do conteúdo e frequência dos envios do que de qualquer outra coisa. E, para saber “o que e quando” enviar, é preciso organizar sua lista em segmentos importantes para seu negócio.

É possível separá-los por localização geográfica, gênero, idade, comportamento em seu site — compradores fiéis, clientes não frequentes, novos assinantes, pessoas que abrem seus e-mails, enfim, esses dados servirão para que você elabore campanhas específicas para cada grupo, seja oferecendo descontos especiais para clientes fiéis, ou mesmo utilizando uma linguagem regional mais intimista. Aqui vale a criatividade!

4 – Limpe sua lista regularmente

Programe-se para limpar sua lista regularmente. A retirada de e-mails inválidos e a exclusão, se possível automatizada, dos descadastramentos garante uma lista mais responsiva e funcional. A regularidade desta limpeza também gera economia para sua empresa, já que você não gastará enviando mensagens para endereços inválidos e inexistentes. Isso facilita o levantamento do ROI de forma mais precisa, indicador fundamental para a análise do sucesso de uma campanha.