Logo E-Commerce Brasil

3 dicas essenciais para uma boa gestão do custo logístico no e-commerce

Por: Juca Oliveira

CEO & fundador da B2LOG, possui expertise nas áreas de inovação, e-commerce e Digital. Nos últimos 14 anos desenvolveu projetos e startups nos segmento TI, e-commerce e logística.

Entenda porque a gestão dos custos logísticos é tão essencial para seu negócio

As perdas em um empreendimento, sejam elas por desperdícios ou por negócios mal feitos, é algo péssimo para a saúde financeira da empresa. Segundo apontam os dados de algumas empresas de consultoria que temos como parceiro e, também o que concluímos ao analisar o perfil dos mais de 100 e-commerces que já atendemos, esta gestão das perdas é feita de maneira ineficiente em maior parte dos casos, pois normalmente os empresários estão focados em questões relacionadas à compra de matéria prima, recursos humanos, atendimento ao cliente, e por aí vai, deixando de fazer a gestão dos custos que envolvem a questão logística.

No texto de hoje vamos explicar melhor porque a gestão dos custos logísticos é tão essencial para o seu negócio. Confira o texto a seguir: 

Os gastos no setor de armazenagem

Trata-se do investimento realizado para que o empreendimento possa fazer a armazenagem e o controle de seus produtos e matérias primas de forma adequada. Dentro deste bolo, estão o aluguel do próprio galpão, recursos humanos, pallets, móveis, etc.

É muito importante passar a mensurar devidamente o custo com estocagem, obter um controle eficiente e definir estratégias para aprimorar esta etapa, pois é onde pode ocorrer o maior impacto na gestão de logística. É durante este momento que o capital fica parado, podendo sofrer algum tipo de extravio e depreciação.

As estratégias a serem adotadas precisam ser acompanhadas de uma avaliação minuciosa e envolver as diversas áreas da gestão, pois um bom planejamento para a armazenagem pode ser decisivo na competitividade de um e-commerce e as variáveis são muitas de acordo com a necessidade de cada operação.

Para e-commerces de pequeno e médio porte, uma dica é considerar um modelo de armazenagem misto deslocando parte do estoque para um Centro de Distribuição Urbano, ou CD Avançado, como comumente é chamado, o impacto na redução dos custos da entrega na última milha pode ser significativo, além da redução do tempo médio da entrega. 

Custos com transportes

Na gestão de custos logísticos, geralmente são verificados apenas os valores referentes aos fretes, mas existem outros aspectos a serem considerados, principalmente quando há frota própria. Qualquer movimentação de material, por exemplo, fora da empresa é considerado custo com transporte. Entra neste montante a depreciação dos veículos, gastos com pneus, combustíveis e, inclusive, a perda de oportunidades relacionadas aos veículos, o que explicaremos adiante.

Uma dica importante é avaliar com maior cuidado as vantagens de terceirizar o serviço de entrega na última milha para uma empresa especializada em e-commerce, como por exemplo, uma plataforma de frete.

Custo de oportunidade

O custo de oportunidade é quando a empresa deixa de receber juros quando existe capital ativo patrimonial imobilizado, sejam estes capitais em veículos, móveis, imóveis, entre outros. Quanto maiores os juros, maiores são os custos de oportunidade, e como no Brasil os juros estão nas alturas, este custo integra as primeiras posições no ranking mundial.

Outro custo relacionado que deve ser observado é o de depreciação dos veículos, geralmente integrado aos custos fixos. Trata-se de um exemplo claro de custos logísticos a serem geridos e repassados às mercadorias, mas que nem sempre são considerados. 

A importância de gerir os custos logísticos

As empresas devem conhecer cada vez mais quais são todos os custos envolvidos na logística. Tendo noção dos gastos relacionados com a movimentação e alocação de materiais e pessoas fica muito mais fácil gerir também os ganhos e institucionalizar metas para que os gastos sejam reduzidos.

Desta forma, outras empresas passarão a absorver estas novas práticas a partir de bons exemplos de gestão, tornando o mercado ainda mais competitivo. A concorrência atualmente não se dá somente entre as empresas, e sim, em toda a cadeia produtiva. Por exemplo, se antigamente a concorrência era entre a Fiat e a Volkswagen, atualmente esta briga acontece entre a cadeia de suprimentos das duas empresas, o que beneficia a todos no quesito qualidade e preço.

Por isso, a gestão dos custos logísticos não só é importante para um empreendimento, mas também para todo o mercado.

E você, como está fazendo a gestão dos custos logísticos do seu negócio? Exponha as suas dúvidas e experiências nos comentários! Até a próxima!