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13 Livros sobre comércio eletrônico que você deve ler

Hoje em dia você não tem mais desculpas para se atualizar sobre as melhores práticas em comércio eletrônico. O número de livros disponíveis em portugês é incrível. Tem muita coisa boa sobre os diferentes aspectos que uma operação de comércio eletrônico precisa ficar atenta.

Confira uma lista de 13 livros bacanas em português que todo profissional de comércio eletrônico deve conhecer e ler:

13. E-Commerce nas Empresas Brasileiras, de Eduardo Vasconcellos.

Negócios eletrônicos têm se mostrado uma ferramenta essencial para alavancar a competitividade, entretanto, se não houver uma integração apropriada entre tecnologias de informação e mecanismos gerenciais eficazes, o risco de fracasso passa a ser grande. Esta obra mostra como várias empresas no Brasil enfrentaram este desafio de forma competente.

12. Otimização de Conversão – A Arte e a Ciência, de Khalid Saleh.

O presente livro tem como objetivo oferecer dicas práticas sobre como persuadir visitantes a realizar uma decisão de compra, sem afugentá-los com excesso de dados ou navegação maçante. O leitor poderá aprender como utilizar princípios de marketing, design, usabilidade e métricas em seu site com a intenção de aumentar a proporção de compradores dentre seus visitantes, quer esteja envolvido com marketing, projetando um site de comércio eletrônico, quer gerenciando uma operação online. Os autores buscam abordar os diferentes aspectos desse processo, da chegada de seus visitantes à finalização da venda. Leitores poderão ainda aprender diversas técnicas para mesclar abordagens de vendas consideradas bem-sucedidas com as necessidades específicas das pessoas que desejam atrair.

11. Google AdSense, de Dailton Felipini.

Este livro apresenta o sistema de gerenciamento de anúncios por meio do qual qualquer página da Web, desde um simples blog até um extenso site de conteúdo, pode tornar-se rentável. Com este livro, editores, mesmo com pouca experiência na web, poderão transformar seu site ou blog em uma nova e permanente fonte de renda.

10. Google Analytics, de Justin Cutroni.

‘Google Analytics’ mostra como monitorar sites de diferentes segmentos do mercado e analisar taxas de conversão, além de revelar técnicas, como o monitoramento de campanhas de marketing. Este livro não só fornece exemplos de código para desenvolvedores web, mas também explica os conceitos por trás do código para os profissionais de marketing, gerentes e outros membros de equipe. É recomendado entendimento básico de web analytics.

9. Web Analytics 2.0, de Avinash Kauhik.

 

Com este livro o leitor poderá entender como escolher o serviço de Web Analytics que mais se adequa às necessidades, e métricas; e como transformar números em ações através das análises de dados quantitativos e qualitativos, testes A/B e MVT (multivariável), análises competitivas, do engajamento social e muito mais.

8. A Bíblia da Mídia Social, de Lon Safko.

O livro apresenta ferramentas e aplicativos, e traz também exercícios e métodos de avaliação que mostram como realizar uma auditoria de mídia social na empresa, em concorrentes e clientes. Sumário – Parte I – Conceitos e Táticas Fundamentais; Parte II – Ferramentas; Parte III – Estratégia.

7. O Efeito Facebook, de David Kirkatrick.

Tudo começou como uma novidade entre estudantes no alojamento de uma universidade. Mas em pouco tempo o facebook transformou-se em uma empresa com mais de 500 milhões de usuários e obteve um vertiginoso crescimento. À medida que o facebook conquista usuários, cria efeitos e já foi, inclusive, usado para a mobilização de manifestações e protestos políticos. David Kirkpatrick contou com cooperação dos principais executivos do facebook para essa pesquisa com o objetivo de produzir esta narrativa sobre a história da empresa e seu impacto na vida de seus usuários. O autor narra os sucessos e equívocos dessa rede social e visa oferecer aos leitores um perfil de Mark Zuckerberg – o fundador, o CEO e o principal responsável pela ascensão da empresa.

6. Dominando o desenvolvimento web para smartphones, Rajesh Lal.

Este livro sustenta que uma abordagem baseada em padrões para o desenvolvimento da Web Mobile, com um conhecimento profundo da Web e dos padrões móveis, e um ceticismo saudável para os esforços de padronização apressados, fornece a melhor metodologia para construir um conteúdo da Web para os dispositivos móveis. Esta obra foi escrita para os desenvolvedores e designers da Web que estão começando a explorar a Web Mobile.

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5. Mineração de dados da web social, de Matthew Russell.

O autor, por meio de sua obra, procura ensinar ao leitor a introduzir técnicas para mineração de dados em diferentes áreas da web social, incluindo blogs e e-mails. Dentre os tópicos abordados na obra o leitor encontrará – Um resumo do panorama da web social; como utilizar scripts adaptáveis no GitHub para coletar dados de APIs de redes sociais como o Twitter, o Facebook e o LinkedIn; como empregar ferramentas Python para decompor e analisar os dados coletados; conexões sociais em microformatos com o XHTML Friends Network; técnicas de mineração como TF-IDF, similaridade de cosseno, análise de colocação, resumo automático de documentos e detecção de conjuntos ou cliques; como construir visualizações interativas com tecnologias web baseadas em bibliotecas HTML5 e JavaScript.

4. 100 Idéias que podem revolucionar o seu negócio, de Jeremy Kourdi.

Neste livro, o autor buscou em algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo os melhores exemplos de boas – e lucrativas – ideias para os negócios. O potencial destas 100 ideias é o mesmo para leitores que começam uma pequena empresa e para aqueles que buscam oxigenar uma organização mais robusta.

3. Como acabar com a sua empresa em 140 caracteres, de Carolina Lima.

Este livro tem por objetivo alertar e ajudar corporações e profissionais da área da comunicação e internet a entenderem qual pode ser a melhor maneira de se comunicar sem cometer equívocos no ‘microblogging’. Com casos reais e pesquisas aplicadas, cada capítulo busca evidenciar o que não fazer e como lidar com seguidores e clientes no Twitter.

2. Estratégia em Mídias Sociais, de Fabio Cipriani.

Este livro pretende mostrar como fazer uso das mídias sociais com o mercado, com o intuito de melhorar a reputação das marcas, aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes e consequentemente, vender mais. Buscando apresentar o que são as mídias sociais e quais são suas ferramentas, o autor tenta mostrar possibilidade para se destacar na Web 2.0.

1. A Googlelização de tudo, de Siva Vaidhyanathan.

A obra examina o modo a que o site de pesquisa da Google é utilizado e a progressiva resistência à sua expansão em todo o planeta. Expõe o lado considerado obscuro das fantasias sobre o Google, alertando sobre questões como a propriedade intelectual e o conceituado Google Books. O autor examina o impacto global exercido pelo Google, particularmente na China, e explica o insidioso efeito da ‘googlelização’ sobre o pensamento. Propõe também a criação de um ecossistema de informação global destinado a beneficiar o mundo inteiro.

Autor: Ricardo Jordão Magalhães