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10 ideias para captar mais leads em seu e-commerce

Para ter sucesso no seu e-commerce com uma presença constante na internet, é necessário criar engajamento. Nesse caso, nada melhor do que investir em fundos para captação de leads. Conseguir o contato do cliente, mesmo que ainda não tenha concretizado venda alguma, é fundamental para que as campanhas de marketing e divulgação, eventos e informações, promoções e ofertas sejam enviadas diretamente para caixa de entrada do visitante. Porém, é preciso utilizar algumas estratégias para conseguir mais leads para seu e-commerce. Para tanto, separamos dez ideias capazes de aumentar a captação de leads.

1. Marketing de conteúdo

Uma grande parcela dos clientes que adquirem produtos pela internet acaba acessando a página de vendas do e-commerce após uma pesquisa orgânica. Isso quer dizer que estão procurando por conteúdo e informações. Manter um blog ou um site atualizado com conteúdo de qualidade favorece a geração de leads para o e-commerce.

2. Criação de e-books

Oferecer um e-book de brinde como recompensa por ter se interessado pelo conteúdo do blog ou do site é uma forma de conseguir audiência. Utilize um programa de auto-responder para facilitar a tarefa. Para receber o e-book, o cliente terá que informar o e-mail e depois confirmar o recebimento. Esse procedimento é padrão e muito importante para evitar a utilização de Spam.

3. Artigos em jornais e revistas

Claro que estamos tratando de e-commerce, mas artigos e publicações em jornais e revistas, desde que na seção correta, são ótimas fontes para capturar leads. A estratégia é deixar o e-mail de contato no final do artigo e salientar que as dúvidas podem ser respondidas através do e-mail.

4. Pesquisas online

A participação em sites de pesquisas obriga o usuário a deixar o e-mail de contato. Dessa forma, é possível entender que uma boa pesquisa sobre gostos, produtos e costumes pode colaborar na tarefa de captação de leads.

5. Palavra-chave e pesquisa de frase-chave

Os buscadores utilizam alguns algoritmos específicos para agregar valor à busca do usuário. O Google, que é o buscador com maior volume de pesquisas, utiliza o hummingbird (beija-flor) que procura retornar a busca em forma de respostas, por acreditar que o usuário sempre tem uma pergunta. Por isso que campanhas, site, blogs e até mesmo a descrição dos produtos do e-commerce deve utilizar técnicas de SEO que busquem responder aos possíveis argumentos ou dúvidas dos clientes.

6. Dados estruturados

Estruturar dados de eventos ou acontecimentos referentes ao seu e-commerce é uma ótima maneira de se tornar amigável com o Google. O buscador dá prioridade para quem possui organização em seus dados. Uma boa dica é fazer lançamento de produtos ou ofertas. Nesse caso é preciso estruturar a URL da página para facilitar a divulgação. Essa técnica favorece a otimização dos resultados.

7. Link building

É preciso ter muito conteúdo relacionado e de qualidade. O Link building é uma estratégia de troca de links com outros blogs e sites de assuntos relacionados. Também pode existir troca de links através de negociação com outros profissionais. O primeiro caso é natural e demonstra a qualidade do conteúdo. Já no segundo não é um processo natural e deve-se ter cuidado para não trocar links com assuntos não relacionados, pois pode haver punição por parte do Google.

8. Webinar ou palestras em vídeos

Gravar palestras com informações ou dicas é uma tendência cada vez mais presente no mundo digital. Diversos programas de transmissão online ao vivo permitem uma ótima experiência entre quem está assistindo e quem está transmitindo. Essa é uma ótima oportunidade de divulgar novos vídeos e eventos para que a assembleia fique tentada a informar o e-mail.

9. Integração com mídias sociais

As mídias sociais passaram por um processo de reformulação nos últimos anos, talvez algo muito parecido com o que aconteceu no mundo dos blogs, os quais iniciaram como uma espécie de diário e hoje é a menina dos olhos do Google quando de trata de conteúdo. Apesar de continuar fazendo parte do dia a dia das pessoas como forma de descontração e diversão, a maioria das redes sociais já contam com ferramentas capazes de divulgar conteúdo e produtos.

O Facebook, que é a rede social mais acessada no Brasil, possui um sistema de publicidade bem organizado e ainda conta com o sistema de criação de páginas de fãs, mais conhecido como fan Page. Receber curtidas, comentários e ter os posts compartilhados, é uma grande oportunidade de aumentar a captação de leads.

10. Landing Page

Porém, poucas coisas acontece no mundo de captação de leads se não se houver a criação de Landing page. Essa é uma ferramenta capaz de introduzir o internauta ao mundo do e-commerce, funciona como uma porta de entrada e, se bem elaborada, é capaz de levar o cliente em potencial até o destino definido. Ao oferecer um beneficio imediato dentro de um contexto de interesse do usuário ou leitor, é bem provável que haja o interesse em incluir o e-mail para receber o benefício. Além de captar lead, as landing pages aumentam as taxas de conversão.

Embora existam diversas técnicas capazes de melhorar a captação de leads é preciso sempre considerar que o conteúdo, o produto e a boa experiência de compra do cliente sempre serão os carros chefes de um e-commerce.